Subprefeitura da Mooca apresenta balanço do Plantar a Vida no Belém

Projeto piloto que plantou 266 árvores, terá continuidade no próprio distrito e deve migrar ainda para a Mooca e Tatuapé

A Subprefeitura da Mooca apresentou ontem (8), na sede do SESC (Serviço Social do Comércio) Belenzinho, o balanço da fase inicial do Projeto Plantar a Vida. A ação teve início no quadrilátero das ruas Catumbi, Marcos Arruda, avenida Celso Garcia e praça Humberto de Melo, no distrito do Belém. No total, 266 mudas de árvores foram plantadas nestas vias e junto com as 34 já existentes, somam 300 árvores neste espaço. Isso representa um aumento de 782% no número de mudas plantadas no quadrilátero.

Neste novo plantio realizado entre os meses de setembro de 2009 e março de 2010, foram privilegiadas espécies que reúnem mais condições de sobreviverem em áreas urbanas por um espaço maior de tempo. A idéia inicial dos organizadores do projeto é que essas mudas sejam acompanhadas durante o seu crescimento, proporcionando posteriormente um histórico detalhado de seu desenvolvimento às equipes que forem podá-las futuramente.

O projeto piloto implantado no distrito do Belém, contou com a participação de um grupo de 75 pessoas que compõem o grupo da terceira idade do SESI (Serviço Social da Indústria) Catumbi, que foram responsáveis por mapear a quantidade de árvores existentes no quadrilátero. Em seguida, foi desenvolvido um estudo de área para planejar o plantio, os moradores foram consultados sobre a atividade, houve a preparação dos pontos para o plantio e finalmente o depósito das mudas.

A subprefeitura planeja dar continuidade à iniciativa e a etapa seguinte do projeto deve ser realizada no próprio distrito do Belém, migrando em seguida para a Mooca e Tatuapé. No evento de ontem, os organizadores do projeto ministraram ainda palestras sobre a importância da conscientização ambiental. Além das palestras, a Escola Municipal de Bailado apresentou três peças vinculadas ao tema.