Subprefeitura retira cerca de 400 anúncios publicitários com foco na Lei Cidade Limpa

Cresce o número de operações que combatem este tipo de irregularidade na área da Mooca

No último mês de março, a Subprefeitura da Mooca intensificou as operações que fiscalizam o cumprimento da Lei Cidade Limpa, na área sob sua jurisdição - Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé. No total, foram 12 ações em combate a este tipo de irregularidade. No total, 393 anúncios publicitários foram apreendidos, entre faixas, placas e cartazes dispostos de forma incorreta.

Nos dias 11, 12 e 13 de março, a equipe de fiscalização da Subprefeitura da Mooca realizou a operação nas vias dos distritos Tatuapé e Mooca, onde foram apreendidos 71 anúncios, resultando na maior quantidade apreendida em apenas um dia. Na segunda-feira (15), a operação percorreu ruas importantes do distrito da Mooca, como a Taquari, Silva Jardim, Padre Adelino, Alcântara Machado, Sapucaia, Rua da Mooca, e Cassandoca. Nesta ação foram recolhidos 26 cartazes.

No dia 16, mais uma fiscalização foi realizada, resultando na retirada de 62 anúncios. No dia 19, os pontos visitados pela equipe de fiscalização da Subprefeitura da Mooca foram o Largo do Belém e a avenida Celso Garcia, que resultou na apreensão de apenas 09 anúncios. Quatro dias depois (20), as equipes percorreram novamente diversas ruas dos distritos Tatuapé e Belém, e retiraram 42 unidades irregulares das vias.

Na quarta semana do mês, dia 22, a equipe apreendeu 48 anúncios irregulares. Na ocasião foram percorridas vias primordiais para a região como a Radial Leste - entre a rua da Figueira até o viaduto do Aricanduva - a avenida Paes de Barros e avenida Alcântara Machado. Na quarta-feira (24), foram recolhidos 23 anúncios publicitários na rua Melo Peixoto, localizada no distrito Belém e rua Restinga, na Mooca. Na sexta-feira (26), mais 42 faixas foram retiradas nas ruas Canta Galo, Itapura, Serra de Japi e Monte Serrat, no bairro do Tatuapé. No último dia 29 a operação continuou pela região, apreendendo 32 anúncios nas ruas Tuiuti, Coelho Lisboa e Serra de Bragança. Por fim, no dia 31, foram percorridas diversas ruas dos bairros Tatuapé e Mooca, retirando das vias 70 faixas.

Todos os anúncios irregulares apreendidos foram encaminhados para a Unidade Técnica de Fiscalização da Subprefeitura da Mooca para análise e identificação dos infratores, que serão posteriormente notificados e multados. Entre as empresas que mais transgridem a lei, é possível identificar que suas atividades comerciais são: plano de saúde, imobiliária, auto-escola, seguradoras, entre outros. A Lei da Cidade Limpa está em vigor desde o dia primeiro de janeiro de 2007, e proíbe todo tipo de publicidade externa como outdoors, painéis em fachadas de prédios, cartazes em pontos de táxi e ônibus, com o objetivo de eliminar a poluição visual na cidade. A multa para quem violar as regras é de 10 mil reais, mais mil reais por metro quadrado excedente.