GCM ganha reforço de três bases móveis

Entregues há cerca de três meses, as três bases móveis da Guarda Civil Metropolitana estão sendo bem avaliadas pela população local. Instaladas na Praça Ciro Pontes - próximo a Universidade São Judas -, Rua Oriente e Largo da Concórdia, as bases trazem a sensação de segurança para população, pedestres e comércio local, pela sua dinâmica de atuação e presença física em pontos específicos que registravam grande número de ocorrências na região.

O comerciante Antonio Parra Martins, 49, destacou o aumento da segurança para a circulação de pedestres no entorno da Praça Ciro Pontes, e também o bem-estar de seus clientes durante o consumo de produtos em seu estabelecimento. "A instalação da base aqui na praça é muito bom para todos. Acabou com as fogueiras dos moradores de rua durante a noite e com o consumo de drogas por parte dos estudantes. Antigamente os clientes não podiam ficar a vontade para sentarem sossegados, sempre tinha alguém pedindo dinheiro, cigarro, etc. Agora ficou tranqüilo também para atravessar o local", contou.

Já o proprietário da única banca de jornal próxima à praça, Antonio Diodatti Filho, 59, ressaltou a diminuição da incidência de roubos. "Foi ótimo, estava um absurdo o número pessoas convivendo no local. Hoje tudo está disciplinado. Antes havia muita ocorrência de roubo, mas agora já melhorou bastante", explica.

Com o reforço no seu efetivo operacional, a GCM trabalha atualmente com 160 guardas, 10 viaturas e três bicicletas, além das três bases móveis para patrulhamento diário dos seis distritos sob supervisão da Subprefeitura da Mooca - Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé. Há ainda a previsão da chegada de mais três motocicletas para compor o quadro operacional diário do patrulhamento.

A Inspetoria Regional da Mooca, por orientação da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, atua prioritariamente na região focada nos Programas de Proteção Escolar, Proteção Ambiental, Preservação e Controle do Espaço Público, Fiscalização do Comércio Ambulante, Proteção aos Agentes e Patrimônios Públicos, e Proteção às Pessoas em Situação de Risco.

Quais os principais impactos?

Com a melhora do fluxo do trânsito, haverá diminuição também da poluição com reflexos na saúde da população, e das emissões de gases que produzem o efeito estufa causadores do aquecimento global. O parque linear que promete ser o maior urbano do mundo permitirá ainda preservar e ampliar as áreas protegidas, e auxiliar no escoamento das águas pluviais e na reurbanização de toda região.