Belém recebe Audiência Pública do Projeto Bairro Amigo do Idoso

O evento acontece nesta terça-feira (10), a partir das 14h, na Diretoria Regional de Educação

A Subprefeitura Mooca realiza na próxima terça-feira (10), a partir das 14h00, a Audiência Pública do Distrito do Belém referente ao Projeto Bairro Amigo do Idoso. As audiências têm como objetivo abrir espaço para a participação fundamental dos idosos na decisão sobre o que é necessário num bairro amigo do idoso, além do escopo de trabalho relativo à subprefeitura. As propostas estabelecidas durante estes eventos serão tratadas junto aos órgãos responsáveis por cada área de atuação. A idéia inicial é que se estabeleça um grupo de atuação na região da subprefeitura – Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé, para dar seqüência às propostas e implantar as melhorias sugeridas na região, e por ventura, na cidade.

Nas quatro Audiências Públicas anteriores - Mooca, Pari e Brás - foram abordados assuntos sobre diversos setores, como transporte, saúde, acessibilidade, esporte, lazer, infra-estrutura, iluminação, projetos e programas específicos para este público, entre outros. Em média, cerca de 50 pessoas comparecem por evento, entre munícipes, entidades representativas e associações de bairro. A próxima audiência acontecerá no Sesc Belenzinho, localizado na avenida Álvaro Ramos, 991. Na oportunidade haverá uma explanação sobre o Projeto Bairro Amigo do Idoso, elaboração de propostas e eleição dos delegados distritais, que irão representar os moradores de seu distrito na conferência regional. O evento é gratuito e aberto ao público.

As Audiências Públicas são ferramentas sociais e democráticas de participação da comunidade como reforço à pesquisa qualitativa, além do que permite a abertura de canais de comunicação da população com a administração municipal, porquanto permitem aos idosos a possibilidade de, pessoalmente, apresentarem as demandas consoante ao que lhes afligem. Todas as propostas formalizadas durante os seis eventos serão debatidas na 1º Conferência Regional para Implantação do Projeto Bairro Amigo do Idoso, que será realizada no dia 17 de junho, na Universidade São Judas. As próximas audiências ocorreram nas datas, horários e locais especificados abaixo:

Programação:

Belém – dia 10 de maio, às 14h00, no Sesc Belenzinho - Avenida Álvaro Ramos, 991

Água Rasa – dia 12 de maio, às 14h00, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes - Rua João Soares, 13

Projeto Bairro Amigo do Idoso

A Subprefeitura Mooca administra uma das regiões da cidade com maior número de pessoas idosas, sendo que em média 18% do total de sua população têm idade superior a 60 anos – segundo dados do IBGE 2000. A partir desta constatação, a subprefeitura desenvolveu um projeto para ser aplicado na região com o intuito de proporcionar o envelhecimento ativo da população de sua região, embasado pelo Guia Global: Cidade Amiga do Idoso da Organização Mundial de Saúde e pelo Curso Ciudades Amigables com Los Adultos Mayores, realizado em Cartagena de Índias, em 2010.

O Projeto teve início há pouco mais de um ano, com as seguintes determinações: foco nas atribuições da subprefeitura - calçadas, leito carroçável, áreas verdes, e agilidade nas ações. Uma metodologia específica foi criada e intitulada Quadra Fiscal, otimizando através de ações pontuais e sistêmicas os serviços de zeladoria e fiscalização para tornar a região mais amigável aos idosos. Ele já foi iniciado no Belém, Mooca e Brás e será implantado nos demais distritos.

Durante os últimos meses, 12 etapas já foram percorridas ou estão em andamento, pela Subprefeitura. São elas: diagnóstico e pesquisa; elaboração do projeto; desenvolvimento de método específico; inventário dos distritos; projeto piloto; implantação do projeto; grupo focal; jornadas para sensibilização da comunidade; informação para população através de artigos e palestras; elaboração de cursos; realização das Audiências Públicas; formação da rede de apoio.