Escola da Mooca recebe programa Apreendendo com Saúde

Programa disponibiliza atendimento clínico aos alunos e orienta sobre hábitos de higiene para prevenção de doenças

A EMEF Fábio da Silva Prado foi contemplada na última semana com o atendimento do programa Apreendendo com Saúde, iniciativa desenvolvida pela Prefeitura Municipal de São Paulo. O objetivo da ação é trabalhar a prevenção e a promoção à saúde dentro do ambiente escolar, com o atendimento clínico efetuado por equipes de saúde para avaliação dos alunos e orientação sobre hábitos de higiene para prevenção de doenças.

As equipes são compostas por profissionais da área de saúde, como médicos pediatras, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fonaudiólogos, psicólogos e até cirurgiões dentistas. Os atendimentos foram realizados durante um dia inteiro em dois períodos, pela manhã e tarde, na própria escola. Na oportunidade, os pais ou responsáveis são convidados a acompanhar o atendimento, e se necessário, recebem guias de encaminhamento para agendar consulta na unidade de saúde mais próxima de sua residência, com o intuito de continuar um possível tratamento clínico.

Durante o dia também são realizadas palestras sobre hábitos saudáveis de higiene, alimentação, saúde e prevenção. Para a Dra. Athenê Maria de Marco Mauro, coordenadora do programa, “a escola é um local propício para a propagação de informações que estimulam para hábitos mais saudáveis”, afirma à coordenadora.

O Aprendendo com Saúde foi iniciado em 2007, fruto da parceria entre a Secretária Municipal da Saúde e Secretária Municipal da Educação. O programa já atendeu neste período mais de 357.676 alunos em 1.981 escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa auxilia na prevenção de doenças identificando de forma precoce alguns problemas de saúde que comprometem o desempenho escolar das crianças e adolescente.

Conjuntivite

Segundo Edson Vanderlei Zombini, médico do Centro de Controle de Doenças do município de São Paulo, “o combate à conjuntivite se dá principalmente por meio da prevenção, já que não existe tratamento específico para a doença na maioria dos casos, por isso é tão importante a orientação e a divulgação de informações”. De acordo com o Doutor Edson, desde fevereiro deste ano houve aumento no número de casos de conjuntivite registrados em todo o município de São Paulo. Apenas a região sudeste, onde está localizada a Mooca, concentra aproximadamente 18% dos casos da cidade.

Levando em consideração as últimas estatísticas é essencial associar o programa à campanha de prevenção a doença. Outro fator é determinante neste momento é a transição das estações - verão para o outono -, onde é maior a incidência da doença. A Secretaria Municipal de Saúde complementa as ações do programa com a veiculação de informes sobre prevenção à conjuntivite em meios de comunicação e através de folders com orientações expostos nas escolas.