Vila dos Idosos estabelece parcerias para o atendimento dos moradores

Associação Reciclázaro e Anhembi Morumbi são as instituições com vínculo já formalizado, além da Secretaria Municipal de Saúde, que desenvolve o Programa de Acompanhamento do Idoso

A Vila dos Idosos é um conjunto habitacional desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação, onde o único requisito para todos os seus moradores é ter mais de 60 anos. O projeto foi inclusive premiado pela Caixa Econômica Federal como uma das Melhores Práticas de Gestão Local do poder público no país em 2009/2010. Os coordenadores do conjunto habitacional vêm a partir de então estabelecendo parcerias para melhor atender seus moradores, entre elas algumas já foram formalizadas com instituições como Associação Reciclázaro e Universidade Anhembi Morumbi.

A parceria firmada com a Organização Não-Governamental (ONG), Associação Reciclázaro, prevê o aprendizado relativo à horta comunitária da vila, onde os moradores recebem aulas de jardinagem, paisagismo, plantio e cultivo. O objetivo do projeto é promover qualidade de vida ao idoso, assim como afirma a coordenadora regional da Secretária Municipal da Habitação, Maria José Calderine. ”Essa é uma iniciativa que estimula a integração e a aprendizagem. Ocupar o tempo ocioso do idoso contribui e muito, para o aumento da auto-estima individual”.

O morador Salvador Telles, 76 anos, aprova o novo projeto. “Gosto de me ocupar mexendo com a terra, mas só agora estou apreendendo como cultivar as mudas de forma correta”. As aulas contam com a participação dos alunos do CEFOPEA (Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental), que receberão curso coordenado pela associação Raciclázaro e colocam em prática aquilo que apreenderão em sala como uma espécie de estágio, auxiliando os idosos nas atividades de plantio e compreensão do novo aprendizado.

Além da parceria em andamento com a Associação Reciclázaro, a Secretaria Municipal de Saúde efetua atendimentos relacionados ao Programa de Acompanhamento do Idoso. A iniciativa prevê a realização de exames de pressão, coração, diabetes, entre outros, e caso haja a necessidade há um encaminhamento para atendimento médico. Uma segunda parceria foi formalizada recentemente pela coordenação da Vila dos Idosos na área da saúde, desta vez, com a Universidade Anhembi Morumbi. No momento existem análises na fase de estudo para detectar quais são as maiores necessidades dos moradores, para em seguida, ter início o atendimento.

Localizada na avenida Carlos de Campos, 840, a Vila dos Idosos é um empreendimento habitacional para pessoas com mais de 60 anos, com renda de até três salários mínimos, inaugurado em 2007. Entre os requisitos para ser um morador exige-se que os candidatos residam a quatro anos em São Paulo, no mínimo. Famílias pouco numerosas, casais que tenham no máximo um filho, pessoas que vivem sozinhas e ainda aquelas com deficiência ou mobilidade reduzida têm prioridade na seleção.

Projetado em forma de “U”, com quatro pavimentos, o conjunto tem 145 apartamentos – 57 deles com 43 m² e 88 quitinetes com 29 m², e conta com 180 moradores atualmente. O edifício possui rampas com piso antiderrapante, cobertura em todas as áreas, três elevadores e banheiros espaçosos para a circulação adequada dos cadeirantes, três salões de festa, espelho d’água na área central do gramado, horta comunitária, salão de jogos e de leitura. O terreno tem área total de 7.361,75 m², com 8.193 m² de área construída. A Vila dispõe de uma equipe de assistentes sociais para atender seus moradores. Atividades como palestras educativas sobre saúde, relacionamento e cuidados com a manutenção do espaço, entre outras, são ministradas no local.