CREAS Mooca já atendeu 52 casos apenas no primeiro mês de funcionamento

A unidade de assistência social orienta, acompanha e encaminha, quando necessário, pessoas em situação de vulnerabilidade social

Em seu primeiro mês de funcionamento, o Centro de Referência Especializada de Assistência Social Mooca (CREAS), que funciona no bairro do Tatuapé, já atendeu 52 pessoas. No perfil dos atendimentos deste primeiro mês, é possível estabelecer que a maioria dos atendidos são pessoas em situação de rua e idosos em situação de risco, que geralmente possuem condições financeiras, porém sem contato familiar ou com problemas de saúde que limitam sua autonomia. Este centro de referência atende pessoas na área sob jurisdição da Subprefeitura Mooca, nos distritos da Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé.

Entre os atendidos nestes primeiros 30 dias, um caso emblemático exemplifica como o novo equipamento é útil para a população da região. A própria coordenadora da unidade, Fabiana de Almeida Lima, sugeriu que este é o atendimento mais significativo realizado até o momento. “Este foi o que mais marcou, porque é muito difícil conseguir contatos dos familiares das pessoas em situação de rua, geralmente a pessoa não quer informar ou informa errado”. Fabiana conta que informações pessoais como nome verdadeiro, endereços anteriores e outros dados pessoais, também são omitidos pelos atendidos. O que chamou a atenção foi que no caso deste adolescente a situação foi diferente, ele havia fugido de casa a cerca de cinco dias por causa de uma briga com seus pais e com sua cooperação foi possível contatar seus familiares, que logo vieram em seu auxilio. A família veio buscá-lo, foi muito emocionante, ele tinha apenas 16 anos, um adolescente. Foi muito bom, ótimo, todos choraram e se abraçaram”, relatou a coordenadora da unidade.

No caso o adolescente reagiu de forma positiva, colaborando e demonstrando que a experiência na rua não foi boa, o que agilizou o processo de reconciliação com seus pais. O processo levou de três a quatro horas e nesse meio tempo o rapaz foi atendido por uma assistente social e uma psicóloga antes de ser entregue novamente para a guarda dos pais, que tiveram que apresentar documentos de identidades para comprovar que de fato são seus responsáveis verdadeiros. Após o retorno do adolescente para a casa, o CREAS ainda presta um pós-atendimento para a vítima e seus familiares. O acompanhamento é realizado com o objetivo de monitorar se o problema entre as partes foi resolvido, a fim de proporcionar uma vida normal a família.

O Creas Mooca foi inaugurado pela Prefeitura Municipal de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, no dia 28 de fevereiro. Até o momento existem dez equipamentos em funcionamento na cidade e a meta inicial é de 20 unidades em São Paulo. A unidade possui 317 metros quadrados de área construída e tem capacidade para atender, orientar e encaminhar 80 pessoas por mês, entre crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência e suas famílias, que vivenciam situações relativas a ameaças e violações de direitos como, por exemplo, violência doméstica, exploração sexual, trabalho infantil, entre outros casos. O local conta com duas salas de atendimento individual e uma para atividade em grupo para trabalhos sócio-educativos que podem ser realizados entre familiares ou pessoas da comunidade em geral, sala de apoio técnico, fraldário, banheiro para deficientes, além de um espaço lúdico para entreter as crianças que acompanham os pais.

Uma equipe multidisciplinar composta por quatro assistentes sociais, um psicólogo (orientação psicosocial) e um advogado (orientação sócio-jurídica) será responsável pelo acolhimento dos usuários, bem como pelo encaminhamento aos serviços da rede sócio assistencial, saúde, educação e aos órgãos de defesa dos direitos. O trabalho realizado pelo CREAS é totalmente sigiloso, proporcionando maior conforto e seguranças principalmente para pessoas que sofreram agressões físicas e sexuais. A unidade Mooca está instalada na Rua Síria, 300 (Tatuapé) e atende de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 18h00. Mais informações sobre o serviço pelo telefone (11) 2225-1302.