Subprefeitura recolheu 35 toneladas no Cata-Bagulho do Belém

A próxima operação acontecerá no distrito do Tatuapé, no dia 30 de abril

No último sábado (26), a Subprefeitura da Mooca realizou a Operação Cata-Bagulho no distrito do Belém. A operação contou com a participação de 30 homens e 10 caminhões, percorreu as 196 ruas do distrito e recolheu cerca de 35 toneladas de grandes objetos descartados. Algumas ações menores do cata-bagulho que integram a Ação Concentrada de Zeladoria estão sendo realizadas em complemento a essas operações neste mês de abril, por todas as 31 subprefeituras da cidade.

 

O objetivo do Cata-bagulho é recolher objetos sem utilidade como colchões, móveis, eletrodomésticos, entre outros, para evitar que sejam depositados nas vias públicas de forma irregular, assim como em terrenos baldios, rios e córregos, o que pode ser o causador de uma enchente ou problemas ambientais. A operação não retira entulho, restos de construção, nem materiais de jardim e poda.

 

A próxima grande operação que percorre todas as vias de um distrito ocorrerá no Tatuapé, no dia 30 de abril. A previsão é que no semestre de 2011, essas operações sejam realizadas com mais freqüência. É importante ressaltar que quando não houver Operação Cata-Bagulho em seu distrito, os mesmos objetos sem utilidade podem ser descartados em um dos dois ecopontos da região. Diariamente, os ecopontos recebem até um metro cúbico (1m³) de material, inclusive entulho de construção civil, que não é recolhido pelo Cata-Bagulho.