Subprefeitura Mooca instala 30 grelhas recicláveis

Elaborada com material reciclável, que não tem valor comercial, as grelhas impedem a queda de objetos dentro de galerias e ramais e representam uma economia aos cofres públicos

A Subprefeitura Mooca deu início à instalação das novas grelhas recicláveis, que estão sendo utilizadas para substituir grelhas de ferro frutos de furtos e vandalismos. Até o momento, 30 já foram instaladas na região sob jurisdição do governo local - Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé -, em vias como as avenidas Paes de Barros, Celso Garcia, Montemagno e rua Cantagalo, entre outras.

A ação visa a economia de dinheiro público, evitando os furtos. As grelhas são produzidas com material reciclado e, portanto, não possuem valor comercial. Desta forma, se furtadas, não podem ser revendidas. A eficiência é a mesma que as de aço e estima-se que a economia anual para a Prefeitura chegue a R$ 1 milhão.

Com início em 2010, o projeto contou inicialmente com instalação em 12 Subprefeituras. As trocas serão realizadas de acordo com a necessidade de cada região. De todas as peças já instaladas, nenhuma foi roubada, o que comprova o sucesso da ação.

Cerca de quatro mil grelhas são respostas por ano em toda a cidade devido a furtos ou ações de vandalismo. Elas servem para auxiliar o escoamento das águas, impedindo que objetos caiam em galerias e ramais, prejudicando o sistema de drenagem do município. São instaladas nas sarjetas de ruas e avenidas de São Paulo.