Pari completa 434 anos

Conhecido como o "bairro doce" de São Paulo, distrito recebeu melhorias importantes nos últimos anos

O Pari, bairro que completou nesse ultimo mês 434 anos, possui uma interessante história a respeito da origem de seu nome: Pari no início do século XX era uma cerca de taquara ou cipó, estendida de margem a margem para pescar peixes. Nesse caso específico à cerca era estendida entre os Rios Tamanduateí e Tietê, local onde se encontra o bairro Pari. Seus habitantes eram essencialmente formados por índios, portugueses e árabes, sendo que a grande maioria se ocupava da pesca. Atualmente, o bairro é conhecido como o "bairro doce" da cidade de São Paulo, em virtude do grande número de atacadistas e indústrias de doces na região.

Área sob jurisdição da Subprefeitura da Mooca, o distrito recebeu nos últimos anos uma série de melhorias em sua infra-estrutura urbana. Podemos citar o recapeamento das ruas Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Conselheiro Dantas, Rua Carlos de Campos, Rua Joaquim Carlos, Rua Santa Rita, e Rua Paulo Andriguette. A troca da massa asfáltica tem objetivo melhorar o transito, reduzir o tempo de viajem dos motoristas e evitar acidentes. Para os pedestres, foram executadas reformas das calçadas da Rua Carlos de Campos, Rua Bom Jardim, Rua Paulo Andriguette, Rua Silva Teles, entre outras. Para evitar alagamentos no período de chuva que ocorre no período entre os meses de novembro e março, podemos citar como exemplo a manutenção da galeria de águas pluviais entre as ruas Vitor Hugo, das Olarias e avenida Vautier.

O meio ambiente e as áreas públicas da região também receberam atenção e são alvos constantes na revitalização do distrito, sempre visando o bem-estar da população local e oferecendo opções gratuitas para todas as idades. Nos últimos anos foram reformadas as praças Afonso G. de Castro, Kantuta, Padre Bento, Nossa Senhora das Oliveiras, e mais recentemente a Praça Pedro Quarto Marini, que recebeu novo piso, paisagismo, calçamento, quadra poliesportiva, playground infantil, bancos, entre outros. Destinado especificamente aos idosos e pessoas em situação de rua, a Secretaria Municipal de Habitação e a Secretaria Municipal de Assistência Social, mantém projetos como a Vila dos Idosos - que se constitue num projeto habitacional destinado exclusivamente a pessoas com mais de 65 anos, com renda máxima de até três salários mínimos - e o Centro de Acolhida para Adultos no Canindé, direcionado ao atendimento de moradores em situação de rua, que foi entregue no último mês de outubro.

Os serviços mais comuns também continuam sendo executados de forma constante. Nesse último ano, a Subprefeitura Mooca recolheu 55 toneladas de grandes objetos sem utilidade descartados por moradores do distrito em duas operações realizadas pelas equipes da Subprefeitura da Mooca. As operações têm como objetivo combater os pontos viciados que são utilizados para o descarte irregular, evitar que a população contraia doenças por conta da proliferação de animais contaminados entre outros danos à população. Outras melhorias já estão sendo planejadas pelas equipes da subprefeitura, como a reforma de outras quatro praças públicas, além da reforma das calçadas no entorno de duas unidades de ensino municipais e um posto de saúde.