Comemoração do Dia da Consciência Negra atrai público que foi ao Brás comprar

Evento realizado no último dia 05, no Largo da Concórdia, contou com a visita de muitas pessoas que procuravam presentes de natal e lembranças de final de ano; Artesãos micro-empreendedores utilizam renda para complementar orçamento familiar

No último domingo (5), a Subprefeitura da Mooca realizou em parceria com a Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE), e Secretaria Municipal de Participação e Parceria, o evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra, que aconteceu no Largo da Concórdia, entre a Rua Barão de Ladário e Rua Miller, no Brás. O fato marcante no evento foi a presença de muitas pessoas que visitavam o bairro do Brás - um dos maiores pólos comerciais da cidade de São Paulo, que recebe cerca de 50 mil pessoas por dia nesta época do ano - para efetuar suas compras de final de ano, sejam presentes de natal ou lembranças para amigos secretos. O munícipe Antonio Carlos Pedro, aproveitou a feira de artesanato para adquirir objetos que seriam entregues como lembranças durante o aniversário do filho de 4 anos. "Acabei de comprar 50 itens aqui na feira, para entregar aos amigos do meu filho que irão ao seu aniversário".

Todos os artesãos que participaram da feira no Brás são micro-empreendedores formalizados junto ao Cone, que desenvolve o Programa de Ações Afirmativas, possibilitando geração de renda entre outros benefícios. O eletricista Wilson Benedito da Silva esclarece e dimensiona como o programa de geração de renda consegue auxiliá-lo em sua renda familiar mensal. "Eu produzo obras dos orixás africanos. Minha arte é baseada na cultura Botivonegro (Afro), da decendência Quetú, originária de Oió (cidade), na Nigéria. Esta é uma oportunidade de mostrarmos a cultura de nossos antepassados e que ficou como herança. E hoje, além disso, contribui com algo entre mil e mil e quinhentos reais para o orçamento da minha família no final do mês, entre feiras e encomendas". Além da feira de artesanato, o evento contou ainda com o Ônibus-Biblioteca e um acervo temático sobre a historia da África e suas lendas.