Mooca apresenta primeiros resultados da segunda fase do Plantar a Vida

A previsão inicial é de que sejam plantadas 170 novas mudas nesta primeira etapa no Brás; Evento também será o de lançamento da etapa do eixo Gasômetro, também no distrito do Brás

A segunda fase do projeto Plantar a Vida no distrito Brás - um dos distritos com menor índice de áreas verdes na cidade - está sendo concluído. Como resultado do trabalho desenvolvido pela parceria Empresa de Desenvolvimento São Paulo S.A. (Dersa), Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e Subprefeitura da Mooca no distrito do Brás, a previsão é de que 170 mudas sejam plantadas, de acordo com o mapeamento produzido no início desta etapa. O número não pode ser definido com exatidão, por conta das variáveis a que ficam sujeitos os plantios de novas mudas.
No mesmo evento, a Subprefeitura da Mooca irá aproveitar a oportunidade do encerramento do projeto no Brás, eixo Oriente - cumprindo cronograma inicial que previa 90 dias para seu término -, e lançará o Projeto Plantar a Vida, eixo Gasômetro. O evento que acontece na próxima terça-feira (16), a partir das 15h, no auditório da Escola SENAI “Francisco Matarazzo”, localizada na rua Correa de Andrade, 232, Brás, é aberto ao público.

O projeto visa à integração do plantio a educação ambiental, divulgando os conceitos técnicos e jurídicos de direito ambiental e direitos humanos, o que amplia a qualidade do resultado, já que utiliza como método à participação dos diversos setores da sociedade, em todo o processo, desde o levantamento das condições dos pontos até o plantio das mudas.

A segunda fase do Plantar a Vida no Brás (eixo Oriente) teve início no dia 18 de agosto. Na oportunidade foi realizado o ato símbolo do plantio de seis mudas na Rua Visconde de Abaeté, no trecho do passeio público pertencente a Escola Estadual Padre José de Anchieta. Os próprios docentes e alunos ficaram como responsáveis pelos cuidados com as mudas. Em seguida, esta fase prosseguiu com o levantamento das árvores existentes em 61 quadras em torno do eixo da Rua Oriente, concretizado pelos alunos da SP Escola de Teatro e da ETEC Carlos de Campos. Já o trabalho de divulgação, orientação e conscientização dos munícipes foi desenvolvido pelos Agentes de Saúde da UBS do Brás, através do Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis.

A primeira etapa do projeto teve início em setembro de 2009, no distrito Belém. Em nove quadras foram contabilizadas apenas 34 árvores. Através do projeto, o bairro ganhou outras 266 mudas, totalizando 300 árvores plantadas no quadrilátero piloto. O projeto Plantar a Vida tem como objetivo melhorar visualmente o paisagismo da região e torná-lo mais harmonioso e saudável. O programa é uma iniciativa da Subprefeitura da Mooca e conta com a parceria de órgãos públicos e entidades civis.