Avenida Doutor José Higino

Localizada no bairro da Mooca, a Avenida Dr. José Higino foi recentemente recapeada pela Prefeitura Municipal de São Paulo

José Hygino Duarte Pereira, nasceu em Recife no dia 22 de janeiro de 1847. Formou-se bacharel em Direito em 1867 e ingressou na magistratura, onde ficou por pouco tempo, graças à conquista da cátedra de Direito Natural da Faculdade de Recife. Com a chegada da República, foi eleito senador da Constituinte de 1890. No governo do marechal Floriano Peixoto, ocupou o ministério do Interior e Justiça, cargo que abandonou por não concordar com a orientação política de Floriano. Entretanto, foi nomeado pelo próprio marechal, como ministro do Supremo Tribunal Federal. Sua passagem pela mais alta Corte de Justiça, constitui uma das épocas mais brilhantes da história do Brasil.

Aposentado, passou a advogar no Rio de Janeiro, até que em maio de 1901, no governo Campos Salles, foi nomeado chefe da delegação do Brasil ao Congresso Pan-Americano do México. Foi em meio aos trabalhos deste congresso, no qual foi vice-presidente, que veio a falecer. Deixou várias obras jurídicas, das quais A Consolidação das Leis da Justiça Federal e a célebre tradução do Direito Penal, de Von Litz, cujo prefácio, por ele escrito é considerado uma verdadeira obra-prima do gênero. Veio a falecer em 10 de dezembro de 1901, na cidade do México. Localizada no bairro da Mooca, a rua Avenida Doutor José Higino foi recentemente recapeada pela Prefeitura Municipal de São Paulo.