Plantar a Vida chega ao Brás

Segunda fase do projeto contempla uma das áreas da capital com menor índice de área verde

Teve início neste mês de agosto, a segunda fase do Projeto Plantar a Vida, idealizado e realizado pela Subprefeitura da Mooca em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. O distrito beneficiado desta vez é o Brás, um dos locais com menor índice de áreas verdes na cidade de São Paulo. O evento símbolo de lançamento do projeto contou com a participação da Escola de Teatro e de alunos da ETEC Carlos de Campos, que participaram inclusive do plantio das primeiras unidades de árvores da espécie Cássia Branca, que aconteceu na rua Visconde de Abaeté. 

No período entre os dias 22 de agosto e 21 de setembro, a Subprefeitura da Mooca irá realizar uma campanha de conscientização ambiental através de folhetos explicativos sobre o projeto, que serão distribuídos pelos agentes de saúde da região. Em paralelo, os alunos das duas escolas, Teatro e ETEC, estão efetuando um levantamento das árvores já existentes nas ruas relacionadas para receber espécies pelo projeto, a fim de auxiliar no mapeamento das vias que necessitam do plantio.

Outras vias já selecionadas para receber novos plantios são: ruas João Teodoro, Bresser, Silva Teles, Monsenhor de Andrade, Oriente, e Visconde de Abaeté, avenidas Rangel Pestana, Celso Garcia e do Estado, Viaduto do Gasômetro e Linha Férrea. O evento de encerramento da segunda fase do Plantar a Vida está previsto inicialmente para o dia 17 de novembro de 2010.

A primeira etapa do programa teve início em setembro de 2009, no distrito Belém. Em nove quadras foram contabilizadas apenas 34 árvores. Através do projeto, o bairro ganhou outras 266 mudas, totalizando 300 árvores plantadas no quadrilátero piloto. O projeto Plantar a Vida tem o objetivo de melhorar visualmente o paisagismo da região e torná-lo mais harmonioso e saudável. O programa é uma iniciativa da Subprefeitura da Mooca e conta com a parceria da Divisão Técnica Núcleo Centro Oeste 2 da SVMA, ETEC Carlos de Campos, SP Escola de Teatro e Supervisão de Saúde, UBS Brás/PAVS.