Festival Arquivo Aberto: Professores e estudantes da Rede Municipal participam nesta quinta-feira (28)

Evento é uma parceria da SME com o Arquivo Histórico Municipal; haverá debates sobre as possibilidades para a preservação da memória escolar

Professores e estudantes da Rede Municipal participam na próxima quinta-feira (28) do Festival Arquivo Aberto, evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Arquivo Histórico Municipal.

O festival ocorre entre os dias 26 e 30 de setembro e a programação inclui palestras, oficinas, mesas redondas e apresentações com o intuito de consolidar o Arquivo Histórico Municipal como espaço de construção coletiva das novas bases de preservação e difusão do patrimônio documental.

A participação dos professores e estudantes da Rede Municipal será na quinta, às 14h, na mesa “O que se guarda no arquivo escolar? Desarquivando sensibilidades: educação, memória e história.” Os representantes da SME serão: Paulo Magalhães, Edna Monteiro, Juliana Moratto, Marcelo Leal, Suzana Veloso, Akin Silva, Marcelle de Andrade e Maria Cristina Novaes.

A discussão vai abordar as possibilidades para a preservação da “memória escolar” e da dinâmica documental das unidades escolares da Rede Municipal, seja a documentação produzida e/ou recebida, organizada e preservada. As escolas estabelecem diferentes maneiras de protegerem seus registros documentais.

A debate pretende propor uma reflexão sobre pertencimento e preservação da memória, além de discutir práticas sensíveis que exploram a memória escolar/institucional e suas diversas formas de registros.

Confira aqui a programação completa.