Revitalização de área verde possibilita criação de escola e viveiro

Parque das Flores começa a colher seus frutos

Inaugurado há três anos, o Parque das Flores começa a colher seus frutos. A área verde que já foi utilizada como horta comunitária e esteve por um tempo ociosa, após sua revitalização funciona como um embrião verde de toda a área sob jurisdição da Subprefeitura da Mooca - Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé.

O espaço localizado na esquina da Radial Leste e rua Bresser, rodeado diariamente por automóveis e quase imperceptível para quem circula por estas vias, abriga uma escola de jardinagem que formou até o momento 22 pessoas provenientes de albergues para o mercado de trabalho desde março de 2008, e produz todos os meses em média cerca de 600 mudas de árvores de diferentes espécies. Em breve, outras 20 pessoas em situação de vulnerabilidade social irão participar do curso que tem duração de seis meses, oferecido no Parque das Flores.

Aberto para visitação do público, o parque possui ainda um moinho, um herbanário, grande quantidade de flores - como não poderia deixar de ser -, e muitas curiosidades para quem quer degustar um pouquinho mais do meio ambiente dentro da cidade. O local é utilizado também pela Subprefeitura da Mooca para a produção de adubo orgânico, que serão utilizados posteriormente para efetuar a manutenção das áreas verdes em sua região.

Existem outros dois projetos em andamento. O herbanário será utilizado como sala de aula ao ar livre, onde serão oferecidos cursos de ervas medicinais para a terceira idade. A segunda iniciativa prevista é o reaproveitamento do moinho instalado no parque desde sua inauguração. A idéia é que a grande estrutura de ferro seja responsável pela captação da água pluvial (chuva) para irrigar toda a produção do Parque das Flores.