Feriado de Finados: veja programação de atividades nos cemitérios municipais

Espaços estarão abertos para homenagens e ações de conscientização sobre a dengue; visita guiada no Cemitério da Consolação acontecerá às 14h e não é necessário se cadastrar

A Prefeitura de São Paulo, por meio do Serviço Funerário, programou uma série de atividades para o próximo sábado (02/11), para celebrar o Dia de Finados nos cemitérios municipais.

Durante todo o dia, o Serviço Funerário do Município, em parceria com a Secretaria de Saúde, fará um trabalho de abordagem aos visitantes dos cemitérios com dicas de prevenção e conscientização sobre a dengue, principalmente com relação aos vasos de flores deixados nos túmulos que acumulam água parada e se tornam ambientes propícios à proliferação do mosquito.

Nos cemitérios da Consolação e Araçá os visitantes poderão fazer a aferição de pressão arterial e medição de glicemia com o trabalho da Sociedade Beneficente Cultural e Educacional Missão Resgate.

Uma solenidade especial, às 9h, no Cemitério do Araçá marcará a inauguração do novo Mausoléu Polícia Militar com a presença de deputados e vereadores militares, além de autoridades da PM.

O Cemitério da Penha inaugura a reforma e a revitalização da Capela às 14h. A obra é resultado de uma parceria entre a Subprefeitura Penha e o Serviço Funerário.

A visita guiada no Cemitério Consolação acontece às 14h e será realizada pelo guia Francivaldo Almeida Gomes, o Popó. O cemitério, que é considerado um museu a céu aberto, abriga obras de importantes artistas e carrega a história de personalidades ilustres de São Paulo e do Brasil.

Vários grupos religiosos estarão presentes realizando missas e oferecendo apoio e conforto espiritual aos visitantes durante todo o dia. A programação completa de atividades está disponível aqui.

Pedal Caveira

As atividades para o feriado de finados também contarão com o Pedal Caveira, promovido pelo Sampa Bikers, na sexta-feira (01/11), às 22h. O circuito feito por ciclistas fantasiados com o tema halloween inicia o passeio pelas ruas do Cemitério da Consolação e será finalizado no Araçá.

Informações e inscrições https://sampabikers.com.br/passeio/pedal-caveira/

Feira de adoção de gatos

A rede de Protetoras Voluntárias de Animais que atua no resgate de gatos abandonados no Cemitério São Paulo vai promover uma feira de adoção de gatos na entrada principal do cemitério, no feriado. Para o processo de adoção será necessário o preenchimento de um questionário e a doação de 1 kg de ração para gatos, areia para gatos ou remédio antipulgas.