Limpeza de bueiros e córregos para prevenir enchentes

Existem cerca de 8.600 bueiros no Jabaquara e a Subprefeitura trabalha prevenir inundações e enchentes na região. A Coordenadoria de Obras e Infra-Estrutura da Subprefeitura Jabaquara, com o auxílio de uma equipe de dez operários, faz limpezas periódicas nos bueiros - também chamados de bocas de lobo - e córregos.

“É um trabalho de grande importância. A limpeza e o funcionamento do sistema de drenagem urbana são essenciais para o rápido escoamento das águas pluviais, evitando alagamentos nas ruas”, explica Flávio da Silva Moraes, encarregado de Limpeza Pública da Subprefeitura Jabaquara.

A limpeza é realizada de duas maneiras: mecânica, com uso de caminhões e bombas de vácuo faz a sucção dos materiais líquidos e pastosos das bocas de lobo; e manual, em que a equipe retira os materiais sólidos com auxílio de pás e deposita nos caminhões.

Em média, 100 bocas de lobo são limpas por dia e 5,3 toneladas de resíduos são retirados e depositados no Centro de Disposição de Resíduos - CDR Pedreira, a cada dois dias. “Observamos e damos atenção especial aos locais considerados áreas de risco que em épocas de chuva sofrem mais transtornos com as enchentes, mas a cada 15 dias todos os bueiros são limpos”, afirma Flávio.

Além das limpezas de bueiros, outra ação importante para evitar transtornos no período de chuvas é a limpeza dos córregos. Na região encontram-se 3 córregos principais: Pinheirinho, Cordeiro e Águas Espraiadas (Jabaquara), que totalizam 14.400 metros de extensão, limpos mensalmente.

Assim como as bocas de lobos, nos córregos também são utilizadas a limpeza manual, em que a equipe retira o lixo superficial e a mecânica, em que uma escavadeira hidráulica faz a limpeza, melhorando o escoamento de água. O problema é que em muitos lugares, são construídas casas irregulares, na beira dos córregos, dificultando assim as limpezas.

 


(Texto: Débora Mingussi)