Defesa Civil inicia projeto de prevenção para período de chuvas

A Defesa Civil da Cidade de São Paulo organizou o projeto “Operação Chuvas de Verão” e tem como meta estabelecer medidas preventivas e atendimento de emergências relacionadas a inundações, alagamentos de vias e deslizamento de encostas. O plano ficará em vigor do dia 1 de novembro até 15 de abril de 2009, o período crítico de chuvas.

Nessa época é muito comum ocorrer desastres como desabamento de árvores, alagamentos e deslizamento de encostas. “É quando ficamos em alerta, pois a qualquer hora pode acontecer alguma ocorrência. Nos lugares mais críticos as famílias são removidas, até o local passar por uma reestruturação e ter condições de voltar a ser habitado”, explica Flávio Moura Telles, Coordenador da Defesa Civil da Subprefeitura do Jabaquara.

Em 2008, houve redução de 74% das ocorrências recebidas pela Defesa Civil do Jabaquara. Em parte, o número de chamados diminuiu em parte devido à ação da Subprefeitura Jabaquara que removeu 611 famílias, cerca de 2700 pessoas, que moravam em áreas de risco, locais que oferece perigo para moradia. As famílias removidas receberam auxílio habitacional da Secretaria de Habitação. No entanto, cerca de 1100 pessoas ainda moram em sete áreas críticas e recebem monitoramento constante da Defesa Civil.

Formada por agentes que atuam principalmente em áreas de risco, com ações de emergência, preventivas e reconstrutivas, a Defesa Civil busca evitar ou diminuir os desastres, preservar a população e restabelecer a normalidade social. “Também prestamos socorro aos locais atingidos por catástrofes ou desastres, sejam causados por reações da natureza, como enchentes e desmoronamento de barrancos, ou por contaminações e incêndios”, completa Flávio.

A Defesa Civil está pronta para receber ocorrências 24 horas por dia pelo telefone 5021-2244.

 

(Texto: Débora Mingussi)