Subprefeitura entrega obra em área de risco em Americanópolis

A Subprefeitura Jabaquara está finalizando a obra em área de risco na Rua George Ebers, no bairro de Americanópolis, deixando a região mais segura e moradores mais tranqüilos.

A intervenção foi necessária após um deslizamento durante o período de chuvas de 2008. “Vistoriamos a área e constatamos que havia oito casas em perigo”, conta Flávio Moura Telles, Coordenador da Defesa Civil da Subprefeitura Jabaquara.

Para execução da obra, a área foi interditada e as famílias, removidas do local pela equipe da Defesa Civil, receberam o auxílio habitacional da Secretaria de Habitação. “Após a remoção a obra foi declarada emergencial e as residências comprometidas foram demolidas”, explica Samir Youssef El Joukhadar. Esta foi à primeira etapa da obra, executada entre junho e novembro de 2008.

Enquanto a primeira fase da obra estava em andamento, projetos para completar a intervenção e estabilizar a encosta eram postos em prática.

“Em novembro, houve uma grande movimentação de terra na área, acarretando enormes trincas no solo. Com isso, o risco de desabamento sobre outras residências aumentou”, afirma Samir. “Diante disso, outra obra de emergência foi imediatamente iniciada no local, pois a qualquer momento poderia ocorrer uma catástrofe de grandes proporções”, completa.

Na última etapa da obra foram feitos serviços de contenção, como: muros de arrimo em concreto, blocos estruturais e grampeamento do solo.

A obra será finalizada no início do mês de abril.

(Texto: Débora Mingussi)