Não compartilhe fake news

Notícias falsas trazem sérios riscos para toda a comunidade

Não compartilhe fake news! 

O Serviço Funerário do Município de São Paulo não compactua com a propagação de fakes news. Na semana passada um dos vídeos que circulava nas redes sociais uma pessoas que se dizia funcionário do governo, profanou inúmeras mentiras sobre os serviços funerários. 

No video ele mostrava inúmeras valas abertas no Complexo Cemiterial Vila Formosa e afirmava que não havia sepultamentos no local e que os tinham aconteciam como de costume. 

O Blog do Estadão em parceria com o Comprova desmitificou o vídeo. De fato as imagens foram gravadas no Complexo, mas o que a pessoa não informou, durante a gravação, é que o Complexo é o maior da América Latina e para manter a normalidade de seus atividades é dividido em Vila Formosa I e Vila Formosa II. Os sepultamentos são feitos em dias alternados, para que os serviços de limpeza e exumação aconteça com frequência. No dia e local que houve a gravação não havia sepultamentos, por isso que não havia sepultamentos.

O vídeo já está marcado VÍDEO FALSO. Por isso, cuidado com o que está nas redes sociais. Todas as informações dos serviços municipais estão disponíveis nos canais oficiais da Prefeitura da Cidade de São Paulo e nossas redes sociais e site.

Desde que o vírus começou a fazer vítimas na cidade os números de sepultamento no Vila Formosa só aumentaram. Entre os meses de março e abril, início da pandemia na cidade, houve um aumento de 47% no número de sepultamentos. 

 

Imagem com fundo branco e azul escuro com a noticia destrinchada no seu todo, notícia que fala sobre as fake news sobre os sepultamentos neste momento de pandemia.