Itaquera realiza projeto-piloto de controle de roedores

29/09/2005 - Itaquera

Na manhã da última quinta-feira (29/9), uma mobilização diferente ocorreu em torno das Avenidas Campanela e Águia de Haia. A Rádio Nativa esteve na região de A.E. Carvalho, na Favela do Zorrilho, acompanhando o trabalho das equipes. O motivo da ação foi sensibilizar a população para um grave problema: a leptospirose, doença transmitida por roedores.

O projeto-piloto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde – COVISA - e a subprefeitura de Itaquera, ganhou nome de Programa de Vigilância e Controle de Roedores.

A implantação do programa envolve cinco subprefeituras - Vila Maria, Campo Limpo, Itaquera, Jabaquara e Butantã – com o objetivo de diminuir a incidência dos casos da doença e seus agravos, como mordeduras.

As áreas que fazem parte deste trabalho foram selecionadas com base no levantamento realizado no período de 1998 a 2005, utilizando o número de denúncias de casos de leptospirose, além de áreas com ocorrências de enchentes.

O programa teve início no mês de agosto de 2005. As equipes fizeram o repasse do veneno na Favela Zorrilho e no Jardim Marília envolvendo 15 mil domicílios.

O trabalho se estende até o final do mês de outubro, quando serão divulgados os resultados das ações do programa.