São Paulo terá festival de MPB entre os dias 21 e 24 de junho

Itaquera será palco do São Paulo Musical, festival que promete revelar novos talentos da Música Popular Brasileira


16/06/2006 - Itaquera

A cidade de São Paulo ganhou um novo festival de MPB, o São Paulo Musical. O evento, gratuito, acontece entre os dias 21 e 24 de junho no Centro Educacional Unificado – CEU Aricanduva (Av. Olga Fadel Abarca, s/n°), em Itaquera, e abrirá espaço para o surgimento de novos cantores e compositores da Música Popular Brasileira, que irão apresentar seus trabalhos em duas semifinais. Os 450 ingressos disponíveis para cada noite devem ser retirados no local com um dia de antecedência. A abertura oficial está programada para o dia 21, às 19 horas, e a programação completa está disponível no site www.saopaulomusical.com.br.
 
As inscrições para o festival, promovido pela subprefeitura da Itaquera, em parceria com a SPTuris, começaram no ano passado e tiveram cerca de mil pessoas de todo o Brasil. Depois de uma triagem entre as melhores músicas, foram escolhidos 24 concorrentes, que se apresentarão nos dias 22 e 23. A cada noite, seis canções serão escolhidas para a finalíssima, que acontece no dia 24 e terá cinco premiados.
 
O São Paulo Musical contará também com a presença de vários nomes consagrados da MPB, como Jair Rodrigues, um dos ícones dos festivais nacionais na década de 60; Lula Barbosa, um dos finalistas do festival da Globo dos anos 80, que se apresentará com o parceiro Natan Marques (ex-guitarrista e compositor de Elis Regina); e a Filarmônica Afro-Brasileira (Filafro) com o Coral Já, grupo de jovens adolescentes carentes que ingressaram no meio cultural.
 
O maestro Tom Jobim será homenageado com uma exposição inédita, organizada especialmente para esse evento pelo Instituto Tom Jobim e que ficará no hall do anfiteatro. No mesmo local haverá uma outra exposição, de caricaturas de vários ícones da música brasileira, feita pelo artista paraibano William Medeiros.
 
Simultaneamente ao festival, outras atividades estarão acontecendo em três salas do Centro Educacional. Essas atividades serão desenvolvidas por músicos que farão workshops e oficinas com temas diversos, como instrumentos de sopro e canto, guitarra, contrabaixo, violão e teclado.
 
O São Paulo Musical é mais uma novidade da subprefeitura de Itaquera, que durante o Carnaval promoveu o “Sacode Itaquera”, com mais de 25 mil foliões na Avenida Jacu Pêssego.