"Oficina de Sensibilização" discute a diferença entre homens e mulheres


27/07/2006 - Itaquera

Autoconfiança, liderança, novas perspectivas de vida para a mulher. Estes temas não ficam somente na teoria em Itaquera, como ressaltou a GCM, Nilza Gonçalves. “O programa está fazendo com que eu repense minhas crenças e me posicione como mulher”.

Ambos foram debatidos em uma “Oficina de Sensibilização”, na última quarta-feira, promovida pelo Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera (CCMI), Coordenadoria da Mulher e Fundação Carlos Chagas. As palestras contaram com a participação de funcionários públicos (das áreas de esporte, cultura, saúde, educação e também da CGM) e lideranças da região leste (Itaquera, São Miguel, Penha e Aricanduva).

Essa “Oficina de Sensibilização” trouxe uma proposta bastante relevante, onde pessoas que ocupam cargos de respeito se preparam nesse debate para lidar com assuntos que são enfrentados no cotidiano. Outro foco desta oficina é mostrar a evolução da mulher desde 1906 até a atualidade, mostrando sua história para que seus direitos possam ser tão respeitados como os direitos masculinos. Essa retrospectiva ajuda a estimular a luta pela igualdade e demostra ao homem a importância de se manter esses princípios. “Sem desmerecer o sexo oposto, queremos mostrar que todos são iguais e merecem credibilidade, respeito”, ressaltou uma das palestrantes a pedagoga Daniela Auad.

Os temas abordados foram: discriminação, religião, raça, maus tratos contra a mulher, desvalorização de gêneros e também a diferença entre os sexos.

Segundo a coordenadora do CCMI, Marilene Batista dos Santos (Tia Lena) a receptividade do público deixa claro que o cenário em torno das diferenças entre os homens e as mulheres podem mudar. “Contamos durante todo o dia com a presença de vários homens que se mostraram interessados em defender esta bandeira também”.

O projeto é válido não somente para os funcionários municipais, mas para toda a população. A próxima “Oficina de Sensibilização” está marcada para ocorrer no próximo dia 2, quarta-feira, na sede do CCMI, localizada na Rua Ibiajara 495, XV de Novembro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 6173–5706.