Projeto que estimula o esporte nas ruas de São Paulo é opção em Itaquera para uma diversão segura

27/07/2006 - Itaquera

“Ruas de Lazer” ganha força em Itaquera. O projeto que intensifica o esporte nas regiões da capital de São Paulo é uma alternativa para as crianças e tranqüilidade para os pais. Em dias reservados para o lazer nas comunidades - o programa que é coordenado pela Secretaria Municipal de Esportes e com o apoio das subprefeituras - as ruas são fechadas com a aprovação da CET (Companhia de Engenharia do Tráfego) aos domingos e feriados.

 

Com a ajuda da população toda a família se diverte nos jogos organizados. “Ruas de Lazer” é uma alternativa que foi muito bem vinda pela comunidade e que trouxe a oportunidade de diversão em frente das suas casas sem o risco de atropelamentos ou qualquer outro tipo de acidente.

 

As ruas cadastradas participam de um conselho com no máximo 10 pessoas que se organizam para que os jogos possam ser desfrutados pelos moradores da região. Em Itaquera, 14 ruas participam do programa. A forma de cadastramento começa com o próprio trabalho dos moradores. “Eles têm de levar para a supervisão de esportes do seu distrito um abaixo assinado com no mínimo 70% de pessoas interessadas no projeto”, ressaltou Francisco Alberto de Paulo, supervisor de Esportes de Itaquera.

 

As etapas para que a rua faça parte dessa mobilização tem que seguir alguns critérios de acordo com a CET, ou seja, a rua não pode conter igreja, hospital, pronto-socorro, estacionamento, linha de ônibus, ponto de táxi e feira popular. Depois de aprovada as condições da rua, os dados são enviados para a supervisão de esportes e depois para a secretaria. As ruas recebem sinalizações que identificam o horário e dias que serão fechadas, além de kits com 23 itens.

 

Esse kit traz desde de peças que ajudam na interdição dos espaços (cavaletes), como também apitos, bolas de basquete mirim, vôlei, bate-bola, bola de futebol de salão, bolinhas de gude, bomba para encher as bolas, entre outros utensílios esportivos. Todos esses artigos são entregues para cada rua cadastrada.

 


Ruas de Lazer de Itaquera

 

São elas: Barralhara, Canção Agalopada, Guapironga, Surucuas, Almino Afonso, Santo Cristo, Jaguaruna, Nicolino MAstrocola, Pirai do Sul, Cintra, Serrana, Alzira Pereira Paes, Frei Gabriel Batista, Manoel de Agreda.

 


Mais Informações: Supervisão de Esportes
Endereço: Rua Sábbado D’Angelo, 2085 Telefone: 6523-0897