Itaquera comemora 28ª Festa das Cerejeiras

Evento que reúne cerca de 3 mil visitantes será neste domingo, dia 06, das 10 às 16 horas

01/08/2006 - Itaquera

Resgatar uma tradição preservada pelo país. Com este intuito Itaquera celebra no próximo domingo, dia 06, a 28ª edição da Festa das Cerejeiras, no Parque do Carmo. O evento que é realizado pela Federação de Sakura e Ipê do Brasil todo o mês de agosto reúne cerca de 3 mil pessoas durante todo o dia.

 

Os organizadores explicam que o público encontrará uma mostra das árvores cuidadas pela Federação, além de danças folclóricas que caracterizam ainda mais a cultura do Japão e a expressão encontrada nas flores da cerejeira. “Este ano estaremos celebrando um só tipo de cerejeira, a Yuki-Wari
(Yuki- neve; Wari- brochar das flores). No entanto, no Parque existem três outros tipos de flores de cerejeira, com cerca de 1.500 pés de árvore plantadas”, explica Satiro Shimizu.

 

As atrações e as comidas vendidas nas barracas que se espalham pelo Parque são típicas. Há 14 associações japonesas da região Leste envolvidas com o projeto do evento, e cerca de 20 pessoas de cada associação trabalham na festa. Todos são voluntários e arrecadam dinheiro para a preservação das cerejeiras. O dinheiro arrecadado no dia da festa é usado por todo ano, até que a próxima aconteça, ou seja, em agosto do ano que se sucede.

 

 
A História

 

A festa que celebra o cultivo da sakura (cerejeira - planta nativa do Japão) no Brasil, a Sakura Matsuri, teve história muito importante para os descendentes japoneses que moram aqui. A flor que tem tradição forte no Japão teve projeto de cultivo somente em 1974 pelo senhor Matsuba, que residia na Zona Leste da capital de São Paulo.

 

Matsuba queria um terreno no Parque do Carmo para plantar as cerejeiras e trazer para as comunidades próximas um pouco de sua cultura. Com a idéia e o plano traçado foi até o prefeito de São Paulo da época, o então Mário Covas e pediu a liberação do terreno para a compra. Covas, sensibilizado com o projeto do senhor Matsuba acabou cedendo as suas vontades.

 

A partir daí começou o plantio das árvores cerejeiras pelo local. As sementes trazidas do Japão não vingaram no solo brasileiro e só depois com a vinda de mudas da flor pode-se assim dar início ao que seria no futuro uma celebração. Bem mais tarde foi fundada então a Associação da Cerejeira do Parque do Carmo que abraçou todas as comunidades ao redor. Hoje a Associação deu espaço para a criação da Federação de Sakura e Ypê do Brasil.

 

Organizadores

 

Os organizadores são membros integrantes da Federação:

 

Presidente – Pedro Yano
Vice-Presidente – Sérgio Oda
2° Vice-Presidente – Tsuyoshi Umeda
3° Vice-Presidente – Hiroshi Kono
Secretário – Koniti Wade
1° Tesoureiro – Satiro Shimizu

 

Programação do Evento

 

Festa - das 10h às 16h

 

8h00 –
- abertura do bosque das cerejeiras para visitação

 

10h00 –
- execução dos hinos nacionais (Japão e Brasil)
- pronunciamento do Presidente Pedro Yano
- pronunciamento de visitantes e autoridades presentes
- apresentação do Wadaiko
- apresentação de Yankun China Prof. Elisabeti Morishigue
- danças folclóricas – Brasil Sakura Ondo – Furusato Ondo

 

11h30– almoço

 

12h30
- apresentação de Taishi Tai Lim – Prof. Emilia Miura
- danças folclóricas – Tokyo Ondo-KAigara Bushi-Chan Kassa Odori-Hakuto Ondo

 

Intervalo

 

13h00–
- grupo de rádio Taisso de Vila Matilde/Nipon Country Clube
- apresentação dos melhores da região Leste – danças folclóricas
- Hanagassa Ondo-Miki KAwashi Ondo-Tanko Bushi-Kiyoshi no Zundoko Bushi

 

16h00 –
- encerramento

 

Nos intervalos das danças, estão programados shows diversos com artistas da comunidade.