Prefeito vistoria obras da Jacu-Pêssego

Com a conclusão destas obras, Itaquera passará a ser o centro da região metropolitana de São Paulo

13/12/2006 - Itaquera

 

O prefeito vistoriou nesta terça-feira (12/12) as obras do complexo viário Jacu-Pêssego, importante ligação da Zona Leste - entre os bairros de Itaquera, São Miguel, São Mateus e Guaianases e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, região do ABC e porto de Santos. O prefeito foi acompanhado pelo secretário de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Siurb), pelos subprefeitos de Itaquera e São Miguel e por vereadores da Câmara de SP.

 

Durante a vistoria ao pontilhão sobre a linha da CPTM, o prefeito acompanhou o lançamento de uma das 166 vigas que compõem os dois viadutos. Parte da obra, incluindo o local vistoriado, tem prazo de entrega previsto para o primeiro semestre de 2007. “É uma das obras mais importantes da cidade, aqui na Zona Leste, que vai interligar diversas regiões, envolvendo cerca de 100 localidades”, disse o prefeito.

 

Assim como o prefeito, o subprefeito destacou a importância da Jacu para a Zona Leste, em especial, Itaquera. “Não é à toa, que a atual gestão, a partir de uma visão empreendedora e avançada, vem priorizando a nossa região, com investimentos e obras importantes como a retomada do complexo Jacu-Pêssego, que ligará Itaquera à Av. Ayrton Senna. Essa ligação é essencial para o escoamento da produção proveniente da região leste e fará com que Itaquera passe a ser o centro da região metropolitana de São Paulo”, explicou.

 

A estimativa é de que mais de um milhão de pessoas serão beneficiadas com a melhoria das condições de tráfego no local. As intervenções propostas em todo o complexo viário estão localizadas em área próxima da confluência das avenidas Jacu-Pêssego e Assis Ribeiro, até a rodovia Ayrton Senna, na divisa com o município de Guarulhos. A região está distante cerca de 30 quilômetros do centro da cidade.

 

O viaduto sobre a CPTM tem 455 metros de comprimento, com duas pistas de quatro faixas cada uma. Está em fase de execução das fundações, blocos, pilares e vigas. Também estão sendo executados o viário entre o viaduto CPTM e a ponte principal sobre o rio Tietê e o entroncamento viário entre o viaduto e as avenidas Jacu-Pêssego e Assis Ribeiro. Esta etapa tem término previsto até julho de 2007. As obras englobam, ainda, o entroncamento entre a avenida Assis Ribeiro com a avenida Santos Dumont, a ponte sobre o rio Tietê e a Rodovia Ayrton Senna, numa extensão de 255 metros, com duas pistas com três faixas cada, e as alças de acesso da ponte São Paulo-Jacu e ponte Jacu-Rio de Janeiro. A previsão de conclusão desta etapa é até o final de 2007.