Prefeito "batiza" 435 novos ônibus entregues a São Paulo

24/01/2007 - Itaquera

O prefeito Gilberto Kassab apresenta à população paulistana, no aniversário de 453 anos de São Paulo, nesta quinta-feira, 25 de Janeiro, um lote de 435 ônibus novos incorporados ao sistema de transporte coletivo do Município. O evento está previsto para às 15h na Estação Mercado do futuro Expresso Tiradentes, no Centro da Cidade, e será acompanhado pelo secretário municipal de Transportes, Frederico Bussinger.

 

Os novos veículos vão dar mais conforto e segurança a passageiros de sete áreas da Cidade. Do total, 302 coletivos, ou 69% dos novos ônibus, são acessíveis a pessoas deficientes. Foram fabricados com piso baixo central (low center) e com outras tecnologias de acessibilidade, como entrada em nível baixo (low entry) ou com elevador para cadeirantes.

 

O investimento realizado para a aquisição dos novos ônibus é de R$ 143 milhões. Há diferentes tipos de ônibus oferecidos pela indústria nacional, como padron, articulado, biarticulado e básico. Nos novos coletivos, a oferta de lugares (capacidade de passageiros) cresceu 20% em relação aos veículos que foram substituídos.

 

O ingresso desses ônibus no transporte urbano obedece a um cronograma de renovação da frota estabelecido em março de 2006 por meio de um termo de compromisso entre a Prefeitura e as empresas concessionárias, com a finalidade de retirar da operação os veículos com mais de 10 anos de uso.

 

O programa de renovação foi o instrumento encontrado pela Prefeitura para pôr fim ao impasse que se arrastava há várias administrações municipais, sem que de fato os veículos em uso por mais de uma década fossem retirados de circulação. O termo prevê, no total, 3.318 substituições - 689 em 2006, 1.232 até dezembro deste ano e o restante até dezembro de 2008.

 

Desde que o termo de compromisso foi assinado, a Cidade recebeu 1.370 ônibus e microônibus, patamar que superou de longe a meta estabelecida pelo termo de compromisso somente para o ano passado.

 

Da frota de 15 mil ônibus da Cidade, os veículos acessíveis, agora, totalizam 1.287 unidades. Quando a atual gestão assumiu, em janeiro de 2005, eles eram pouco mais de 200. O total de veículos acessíveis passou a ser maior do que o número de linhas - 980 em toda a Cidade -, e portanto superior à exigência contratual que prevê um ônibus acessível por linha.

Informações adicionais:

Assessoria de Comunicação da Subprefeitura de Itaquera

Com: Mariana Antunes, Alice Cardoso e/ou Bárbara Negri

Fones: (11) 6179-1691 / 6944-8626