Mais de 5 mil pessoas no “Ação Solidária”



28/03/2007 - Itaquera

Por volta das 15h, do sábado, 24/3, após vistoriar várias obras de melhorias que beneficiaram milhares de famílias em Cidade A. E. Carvalho, o Prefeito, acompanhado pelo subprefeito de Itaquera, vereadores e secretários municipais, prestigiou a 1ª edição do Ação Solidária; evento realizado na EMEF Oito de Maio, no período das 9 às 17 horas, organizado pela Coordenadoria de Assistência e Desenvolvimento Social da Subprefeitura com a participação de 28 parceiros. Depois de uma verdadeira maratona na região, o Prefeito até aproveitou para fazer a medição da pressão arterial.

Os serviços mais procurados foram intermediação de mão-de-obra (Centro de Apoio ao Trabalho) e na área de saúde (médico e odontológico). Foram realizados também serviços de emissão de documentos, parcelamentos de débitos de contas públicas (Sabesp), cadastramento para emprego, orientações para seguro-desemprego, assistência jurídica e à mulher, programas de prevenção de doenças e de acidentes, exames de sangue, massagens terapêuticas, corte de cabelo e manicure, além de oferecer brincadeiras infantis e atividades culturais.

É uma oportunidade, segundo o Subprefeito, para oferecer serviços diversos e promover uma confraternização com a população. "A Ação Solidária é o envolvimento da comunidade com suas necessidades primordiais, como a emissão de documentos, realização de exames preventivos e difusão de informações sobre programas de saúde, educação e cidadania", disse.

Faltavam duas horas para a abertura dos portões da escola e Antonia Rojas Campos, 66, aguardava no primeiro lugar da fila. Segurando vários exames, explicou que tinha ido atrás de atendimento odontológico. “Faz dois anos que tirei a dentadura e minha gengiva ainda não sarou”.

Luzia Barbosa de Paula, 65, que às 7h15 já ocupava o segundo lugar da fila, estava interessada em fazer testes de diabetes, colesterol, pressão e também passar pelo oculista. Embora os serviços tenham sido oferecidos o dia inteiro, a pensionista chegou cedo para garantir o atendimento. Já a dona-de casa Mércia Maria de Souza, 37, que, a exemplo dos que madrugaram na fila, mora vizinha à escola, foi à procura de emprego. O estudante da 5ª série, Lucas de Castro Silva, 13 anos, queria tirar a 1ª via do RG.

Assim que os portões da escola foram abertos, começou a maratona nas quase vinte salas montadas para recepcionar o público. O porteiro Adelson Alves da Silva, 49, ficou satisfeito em participar. “Já cortei o cabelo, agora vou passar no dentista”, comemorava. O Ação Solidária concentrou, num único dia e local, serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, cidadania e lazer.

 

Muita atração para o público infantil

Na opinião de Alison Roberto Fernandes, 7, que foi ao Ação Solidária acompanhado pela irmã Aline e a mãe Alexandra, o que mais agradou foram os brinquedos infláveis (escorregador e pula-pula). Já Roberta, 4, que não soube dizer seu nome inteiro, estava feliz pintando um desenho, pouco antes de começar a peça infantil Festa na Floresta, promovida pela turma da CET que passou o dia dando orientações de trânsito às crianças e jovens.

Além da diversão, as crianças, por incentivo dos pais, aproveitaram para tirar a 1ª via do RG. “Os documentos ficarão prontos no dia 19 de abril (RG) e 20 de abril (certidões) e podem ser retiradas aqui mesmo na escola”, explica a Coordenadora do Poupatempo Zulene Aguierre. As Carteiras Profissionais eram levadas na hora pelos interessados. As fotos para a documentação, providenciada pela subprefeitura de Itaquera, ficavam prontas na hora.

“O recorde de público garantiu o sucesso do evento”, afirmou a Coordenadora de Assistência e Desenvolvimento Social, Alcione Campos. “O objetivo maior foi o de aproximar as ações públicas da comunidade de Itaquera”, finalizou.

 

Parceiros

O evento contou com a participação de 28 parceiros. Entre eles várias entidades, instituições de ensino, empresas e órgãos públicos. Confira: ICC – Instituto Criança Cidadã, Obra Social Dom Bosco, Centro Ação Social Espaço Livre, Organização Social Juntos, União Bem Estar, Fórum do Idoso de Itaquera, Faculdade Anhembi Morumbi, Universidade Castelo Branco (Unicastelo), Colégio Dom Felipe, Hospital Santa Marcelina, Escola de Enfermagem, Associação dos Lojistas de A E Carvalho, Embelleze, SESI, SESC, Poupatempo, Secretarias Municipais (Assistência Social, Coordenação das Subprefeituras, Saúde, Esportes, Verde e Meio Ambiente, Educação), Conselho Tutelar, Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera (CCMI), Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT), OAB, CET e Sabesp.