Mulheres de Itaquera comemoram primeiro aniversário do Centro de Cidadania da Mulher com muita alegria



03/04/2007 - Itaquera

A festa do primeiro aniversário de funcionamento do CCMI contou com a presença de mulheres da comunidade, lideranças populares e representantes do poder público. As ações do Centro visam melhorar a qualidade de vida e ampliar a cidadania da mulher.

O Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera, o CCMI, completou um ano de vida, em 30/3, com muita festa e a perspectiva de ampliação das ações no próximo período. Fruto de um projeto de cooperação entre as mulheres da América Latina e da Europa, o Centro é um local que abriga atividades voltadas à construção da igualdade entre mulheres e homens. Criado em 95, o projeto URB-AL, Rede 5, busca estimular a discussão, elaboração e aplicação de políticas sociais urbanas que transformem a mulher em protagonista da luta por mais direitos e espaços nas instâncias de decisão.

Conforme balanço apresentado pela Coordenadora do CCMI, no ano que passou foram realizadas uma série de atividades às mulheres da região, entre elas: oficinas e palestras sobre gênero e cidadania ativa; uma caminhada pela Igualdade e Paz nas ruas centrais do bairro e a organização da Pré-Conferência da mulher, no CEU Aricanduva. “Nosso objetivo é informar as mulheres sobre seus direitos, além de articular políticas públicas nas áreas da saúde, educação, trabalho e cultura”.

A dona-de-casa Avanyr Ferreira de Oliveira, 55, soube da existência do Centro a caminho do Posto de Saúde. “Vi o cartaz no portão, entrei e me interessei pelo curso sobre empreendimentos”, explica.  Hoje, participa da Oficina de Teatro, composto por aulas de expressão corporal, técnica vocal, noções de interpretação e figurino. As aulas acontecem todas as terças-feiras das 9h às 13h. 

Segundo a representante da Coordenadoria da Mulher, órgão ligado à Secretaria Especial para Participação e Parceria, os Centros de Cidadania são ferramentas de intervenção na vida das mulheres e de conscientização à sociedade e aos gestores públicos. “Tais desigualdades de gênero não são naturais, foram criadas ao longo da história e precisam ser revertidas pelo Estado e participação das mulheres”, defende.

A Coordenadora de Assistência e Desenvolvimento Social da Subprefeitura de Itaquera, por sua vez, relembrou que a inauguração do Centro ocorreu debaixo de muita chuva. “Dizem os antigos que a chuva significa fertilidade porque beneficia as plantas e os animais”. “Eles são realmente sábios pois, um ano depois, estamos aqui, sob um céu azul, comemorando os grandes avanços obtidos. De acordo com a Coordenadora, a meta agora é multiplicar as ações para potencializar as condições de vida das itaquerenses. “Viva as Mulheres!”, finalizou.  

O evento contou com a participação de mais de 200 pessoas, dentre lideranças femininas, autoridades públicas e representantes de entidades e casas de atendimentos. O Subprefeito de Itaquera fez questão de participar da festa. “Este evento marca mais uma etapa na luta das mulheres por direito à cidadania”, afirmou. De acordo com relatos das coordenadoras do Centro, o administrador batalhou, junto com as mulheres, para trazer este equipamento à região de Itaquera. Na cidade existem apenas seis Centros em funcionamento.

Nesse primeiro ano, o Centro fez três mil atendimentos. Dentre os cursos propostos estão as oficinas de biscuit, pintura em tecido, customizaçao de vestuário, tricô, aulas de teatro e atividades físicas como a ginástica chinesa tai-chi-chuan, excelente aos grupos da melhor idade devido ao baixo impacto dos exercícios. A maioria das usuárias do CCMI tem mais de 40 anos, são donas-de-casa e possuem um horário flexível no trabalho. A festa, que teve início às 10h, contou com bolo, música e sorteio de prêmios. Para apagar as velinhas, foram convidadas a mulher mais jovem e a mais idosa, presentes ao evento. O Centro de Cidadania da Mulher funciona de segunda à sexta das 9h às 17h. Os cursos são gratuitos.

Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera
Rua Ibiajara, 495 – Pq. XV de Novembro
Fones: (11) 6173-5706 / 4863
Com: Tia Lena (Coordenadora), Ana Paula e Tami