Subprefeitura de Itaquera entrega uniformes aos bolsistas da Frente de Trabalho

O Programa Emergencial de auxílio-desemprego prevê ainda cursos de capacitação, atendimento médico e seguro de vida

A Subprefeitura de Itaquera realizou hoje, terça-feira, 18 de setembro, a entrega dos uniformes aos 98 trabalhadores já selecionados para compor a Frente de Trabalho na região. Ao todo são 150 vagas que, após processo seletivo, deverão ser ocupadas por homens e mulheres desempregados e que têm interesse em participar do Programa.

O objetivo da parceria firmada entre a Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho do governo do Estado de São Paulo e da Secretaria Municipal do Trabalho, é proporcionar ocupação, qualificação profissional e renda para trabalhadores desempregados por meio de uma atividade produtiva e cursos de qualificação profissional.

O grupo selecionado para atuar na região foi subdividido em cinco equipes que prestam serviços diversos nos distritos da Subprefeitura. Em princípio, a atuação está acontecendo em A. E. Carvalho, Conjunto José Bonifácio, Parque do Carmo e na área central de Itaquera. Em breve, quando o quadro de bolsistas estiver completo, será enviada uma equipe para a região da Cidade Líder.

A Coordenadoria de Assistência e Desenvolvimento Social (CASD) da Subprefeitura de Itaquera, responsável pela promoção do Programa na região, estuda a possibilidade de oferecer atendimento social e odontológico aos bolsistas. Além dos uniformes, os bolsistas recebem equipamentos de trabalho e de proteção individual (EPIs). O atendimento de saúde previsto no Programa é extensivo aos familiares dos bolsistas.

A bolsa, no valor de R$ 210, é complementada por R$ 80 destinados a vale-transporte. Dentre os benefícios fornecidos pela Secretaria Estadual, está incluída uma cesta básica.

Os bolsistas da Frente de Trabalho permanecem no Programa por até nove meses, com jornada de atividades de seis horas diárias, quatro dias por semana e se obriga a participar, no quinto dia, de um curso de qualificação profissional ou alfabetização. Recebem mensalmente uma bolsa-auxílio; cartão alimentação; seguro de acidentes pessoais e auxílio-deslocamento, quando for o caso.