Virada Esportiva em Itaquera supera expectativas


A Virada Esportiva em Itaquera superou todas as expectativas. Mais de 3,5 mil pessoas participaram das 24 horas de atividades esportivas promovidas neste final de semana.

Embora o grande número de participantes, o evento não registrou ocorrências. “A Virada foi tranqüila sem nenhum tipo de problema ou incidente”, relata satisfeito o Subprefeito de Itaquera Laert de Lima Teixeira.

A equipe que trabalhou no evento foi composta por 70 pessoas, entre servidores da Secretaria de Esportes, Subprefeitura e voluntários da comunidade. Com criatividade, a Comissão Organizadora praticou solidariedade, arrecadando quase uma tonelada de feijão que foi doada para a Casa do Cristo. “Firmamos uma parceria entre o poder público local e a rede de hipermercados CompreBem”, revela o Subprefeito.

Os munícipes interessados em participar da Caminhada, ocorrida no domingo (23), trocavam dois quilos de feijão por uma camiseta contendo a logomarca do evento. No total, mais de 600 pessoas caminharam juntas.

As demais modalidades esportivas, a exemplo do torneio de Malha, que contou com a participação de 165 competidores, foram bem recebidas pela comunidade. “Durante a noite, reservamos a quadra especialmente para as partidas de vôlei da comunidade. Foi um sucesso”, comemora o Diretor do CEL José Bonifácio, Edne Fasan.

Ao todo aconteceram jogos de futebol de campo e salão, tênis, handball, vôlei e basquete, xadrez, baralho e dama. Além disso, praticou-se aulas de yoga, ginástica, tai-chi-chuan, jump, dança do ventre, capoeira e street-dance, matroginástica, street-ball, aeróbica, taekwondo e jiu-jitsu, jump-step, power fight, axé, capoeira, dança de salão.

A parte musical da festa esportiva ficou por conta dos grupos de Reggae, Rap e Hip-hop, formados por integrantes das comunidades locais.

Em toda a cidade

A Virada Esportiva reuniu, em toda a cidade, um milhão de participantes. Foram 18 mil competições espalhadas nos 230 locais entre parques, clubes, CEU´s , CDHU´s e COHAB´s. Ao todo, a Virada Esportiva reuniu 300 mil competidores, nas diversas modalidades esportivas.

O evento saudou a Primavera proporcionando muita recreação e atividade física para toda capital paulista. A “Largada” da Virada, que teve inicio no dia 22 às 14h, reuniu duas mil pessoas no Parque da Juventude, Zona Norte, com a presença do ilustre Rei Pelé e com as atividades de ginástica, torneio de peteca e dança. Já a “Chegada”, no dia 23 concluindo às 24 horas de esporte, aconteceu no Parque da Independência, na Zona Sul, com shows de Jorge Aragão, Rappin´Hood, Trio Mocotó e DJ Patife.

Um dos principais objetivos da Virada Esportiva era incentivar a regularidade na pratica de esportes, mostrando sua importância para a saúde e qualidade de vida da população. A idéia, que a principio poderia parecer inusitada, mostrou que veio para ficar e fazer parte do calendário oficial da cidade.

Curiosidades da Virada

- Foram distribuídas 3.312 medalhas e 200 troféus para os participantes nas 24 horas de evento;

- 310 baralhos plásticos, 64 tabuleiros e 372 jogos completos de xadrez, dominó e dama nos Jogos de Salão;

- “Pebolim Humano”, jogo que simula uma partida de futebol com bonecos, foi uma das atrações mais irreverentes na Virada;

- 1.364 bolas foram utilizadas entre as 14hs do dia 22 de setembro e às 14hs do dia 23 nas mais diversas modalidades.