Prefeito e Vice-Prefeita recebem comissão de moradores da Vila da Paz

Encontro ocorreu dois dias após audiência pública em Itaquera

Durante agenda de visitas e inspeções a obras em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, o prefeito de São Paulo e sua vice aproveitaram para receber uma comissão de moradores do assentamento Vila da Paz. A reunião ocorreu no dia 10 de janeiro e atendeu a uma antiga demanda da comunidade. Também participaram do encontro o secretário municipal de Habitação e o subprefeito de Itaquera.

Os líderes comunitários da Vila da Paz elogiaram a decisão da atual gestão de instituir um canal de diálogo permanente com moradores do assentamento – um dos mais precários da Zona Leste de São Paulo. Dois dias antes, por exemplo, houve audiência pública na Subprefeitura Itaquera. Além de ouvir sugestões sobre o processo de realocação das famílias do local, o Prefeito se comprometeu a empreender ações em benefícios dos moradores, sobretudo na área de saúde.

Já a Vice-prefeita, que também é coordenadora da SPCOPA (Comitê Especial para a Copa do Mundo de 2014), informou à comissão que a Prefeitura vai articular um grupo de trabalho específico para a Vila da Paz. Segundo a Vice, o grupo terá representantes de vários órgãos da Administração Municipal, bem como da comunidade. 

Ainda no primeiro semestre de 2014, o Prefeito e sua Vice farão uma visita à Vila da Paz. Antes disso, a Prefeitura promoverá uma série de iniciativas no local. O projeto de reassentamento da Vila da Paz deve começar no primeiro semestre de 2014, com a transferência das primeiras 101 famílias para novas unidades do programa “Minha Casa Minha Vida”. Na última audiência pública, a Secretaria da Habitação (Sehab) detalhou a proposta de intervenção.

As 101 famílias que residem no Setor 1 terão prioridade, uma vez que vivem em maior situação de risco, à beira do Córrego Rio Verde. Elas serão transferidas, até o mês de junho, para o conjunto São Sebastião. Já o restante da comunidade – que se divide por mais quatro setores e totaliza 265 famílias – será realocado para o conjunto residencial Iguape B.

Com isso, reivindicações históricas dos moradores da Vila da Paz foram ouvidas e incorporadas pela Prefeitura. Todas as famílias serão transferidas diretamente para suas novas residências, no sistema “chave a chave”. Além disso, as unidades também se situam em Itaquera, no perímetro da operação urbana Rio Verde-Jacu, a cerca de três quilômetros da Vila da Paz.

O conjunto São Sebastião fica no cruzamento da Rua Francesco Calegari com a Rua Frei Antonio Faggiano e está em fase final de construção – 85% das obras foram executadas. Já o Iguape B, na Avenida Itaquera, será construído em cerca de 18 meses. Suas obras têm início previsto para 2014. Os dois conjuntos são empreendimentos do programa federal “Minha Casa Minha Vida”.

Histórico

Apesar de a ocupação da Vila da Paz ter-se iniciado em 1991, foi a Copa do Mundo que lhe deu visibilidade internacional. O assentamento está localizado a 500 metros da futura Arena Corinthians, palco de seis jogos do Mundial.
Com o início da atual gestão, o diálogo entre a comunidade e a Administração Municipal se fortaleceu.

Já houve cinco audiências públicas sobre a Vila da Paz desde 2013. Em setembro passado, a Sehab e a Subprefeitura Itaquera iniciaram o cadastramento socioeconômico no local. O levantamento identificou 377 domicílios na Vila da Paz, sendo 11 vazios ou em construção, numa área total de 12.583,66 m², dividida em cinco setores. Sua população é de 1.048 pessoas.
O reassentamento da Vila da Paz não tem relação com “obras da Copa”, mas é apoiado pela SPCOPA. Segundo a Vice-prefeita, a construção da Arena Corinthians e a realização do Mundial em Itaquera vão ajudar a Prefeitura a consolidar um vetor de desenvolvimento no sentido da Zona Leste.
Segundo a Vice, a Prefeitura compatibilizará a realização da Copa com o desenvolvimento socioeconômico e urbano da Zona Leste, melhorando a rede de serviços. No entanto, é fundamental que, junto a esse processo, a Prefeitura tenha sensibilidade e também viabilize ações sociais, como o reassentamento da comunidade vila da Paz.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SPCOPA