A Subprefeitura Itaquera realizou, em 13/7, sua etapa preparatória à IV Conferência Municipal de Meio Ambiente

Itaquera elegeu 29 delegados para a IV Conferência Municipal que acontece de 30/8 a 01/09, no Anhembi

A Subprefeitura Itaquera realizou no dia 13/7 a etapa preparatória para a IV Conferência Municipal de Meio Ambiente (IV CMMA), na qual será reelaborado o Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS) com a participação da sociedade civil organizada. O evento foi realizado no CEU Azul da Cor do Mar e contou com a participação de mais de 70 pessoas. As Oficinas Temáticas para aprofundamento das discussões serão realizadas de 31/07 a 1/08. 

De acordo com a apresentação da representante da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana – AMLURB, Julia Moreno Lara, os grandes problemas e desafios da cidade são: a geração excessiva e crescente de resíduos; o aterramento máximo e a recuperação mínima dos resíduos; as responsabilidades não estarem compartilhadas; os setores sociais estarem excluídos dos processos formais; e o esgotamento do antigo modelo de
manejo e gestão. A AMLURB é o órgão gerenciador dos serviços de limpeza urbana prestados na cidade, como: a coleta de resíduos de saúde, domiciliares e seletiva, varrição de vias públicas, lavagem de monumentos e escadarias e remoção de entulho. 

Durante a apresentação, foram revelados os índices referentes ao distrito de Itaquera, formado por 523.848 mil habitantes, representando 4,65% da população paulistana. Das 3.854.910 toneladas de resíduos sólidos domiciliares indiferenciados gerados pelo município, Itaquera é responsável por 3,9% deste total, ou seja, 148.523,08 toneladas. Embora exista apenas uma cooperativa conveniada, das 63.510 toneladas (1,6% do total) de resíduos secos coletados de forma seletiva, 802,28 toneladas (1,3%), são provenientes dos quatro distritos de Itaquera (Itaquera, José Bonifácio, Parque do Carmo e Cidade Líder). 

Outros dados revelam que a coleta de resíduos oriundos da construção civil e de volumosos gerados na região representa 1,2% do total coletado no município, que chega a 399.019 m3. Hoje, Itaquera conta com dois Ecopontos em funcionamento. O material coletado é formado por 29% de lixo da construção e 71% de volumosos (móveis velhos, colchões e eletrodomésticos quebrados). 

O lixo provoca diversas doenças. Em 2012, a incidência de dengue por 100 mil habitantes chegou a 37,22. Itaquera, no mesmo período, apontou para 42,64 casos por 100 mil habitantes. Os casos de leptospirose ficaram abaixo da média municipal, sendo 2,28 caso para 100 mil habitantes no município e 1,33 na região de Itaquera. 

O planejamento do futuro Comitê Intersecretarial para a Política Municipal de Resíduos Sólidos, formado por dez secretarias, aponta para a redução da geração de resíduos; redução do aterramento e ampliação da recuperação; consolidação das responsabilidades compartilhadas; consolidação de um novo modelo de manejo e gestão. 

No Plano de Metas do governo municipal estão previstas: a ampliação da coleta pública seletiva de resíduos secos de 2% para 10%; a ampliação para todos os 96 distritos; a construção de 4 centrais de triagem mecanizadas; e a implantação de 84 novos Ecopontos.

Na etapa preparatória, além da coleta de sugestões e demandas para a reelaboração do PGIRS da cidade, realizou-se a eleição para a escolha dos 29 delegados da região que participarão da IV CMMA. Foram eleitos 15 representantes da sociedade civil, três membros do empresariado local e 11 representantes do poder público.