Prefeitura inaugura unidade do Descomplica SP na região do Ipiranga

Com capacidade para atender até mil pessoas por dia, equipamento ofertará 350 serviços para a população da capital

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), inaugurou na manhã desta quarta-feira (01), no Ipiranga, Zona Sul da capital, a décima primeira unidade do Descomplica SP. Equipamento busca solucionar e simplificar as demandas do cidadão, ofertando mais 350 serviços públicos municipais com um atendimento humanizado e prático.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, 99% das pessoas que utilizam o serviço avaliam o atendimento como excelente e ele representa aquilo que é a sua gestão, com uma visão de descomplicar as coisas e dar agilidade. “Esse é o terceiro que eu inauguro. Inaugurei as unidades da Vila Maria, Cidade Tiradentes e esse. A gente deve inaugurar mais dois esse ano”, garantiu.

O novo equipamento funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no piso térreo do prédio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), na rua Breno Ferraz do Amaral, 425, e conta com uma estrutura de 1.000 m² adaptada para receber, em média, mil pessoas por dia em suas 43 mesas de atendimento.

“A entrega de mais uma unidade do Descomplica SP é, sem dúvida, um benefício significativo para a população do Ipiranga e região. Primamos pela excelência do serviço prestado. É nossa função facilitar o acesso do cidadão que chega a unidade em busca de soluções que podem mudar a vida dele como fazer o bilhete único do idoso, por exemplo”, destacou o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, delegado Bruno Lima.

A unidade conta com o “Descomplica Digital”, espaço reservado para o cidadão que busca atendimento e recebe uma monitoria lado a lado, com a ajuda de um funcionário apto para atendê-lo e sanar suas dúvidas e resolver sua solicitação.

No Descomplica SP Ipiranga a população terá acesso a 350 serviços de diversas pastas municipais. Atualmente, os cinco serviços mais solicitados pelos munícipes são o cadastro e a atualização do CadÚnico, ações da Sabesp, Bilhete Único Idoso, cadastro e consulta de emprego e o pedido do seguro desemprego. O equipamento ainda conta com o “Totem Poupatempo” para serviços como a segunda via do RG e da CNH, entre outras iniciativas do Governo do Estado.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, esse serviço serve para facilitar a vida de cada cidadão que precisa da prefeitura. “Nos estamos presentes com o Cate e com a Adesampa, que são os símbolos dessa simplificação que o prefeito nos pede diariamente. Facilitar a vida dos empreendedores é facilitar a geração de oportunidades, riqueza e inclusão social”, disse.

Nas unidades também são disponibilizados diversos tipos de assistências à população, como a ouvidoria do município, casa de mediação e o atendimento especializado para mulheres vítimas de violência, neste caso o direcionamento é realizado por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), na própria unidade. O atendimento agendado acontece com o intermédio de uma equipe técnica, composta por advogado, assistente social e psicólogo, que identifica a demanda da cidadã e aciona os equipamentos públicos necessários. A denúncia também pode ser feita pelo Portal SP156, na própria unidade com o auxílio dos atendentes.

Segundo o secretário das Subprefeituras, Alexandre Modonezi, sua pasta disponibilizará 47 serviços no local. “A população vai ser recebida em um lugar tranquilo, limpo, com pessoas vocacionadas a atender e orientar. Essa é a grande marca do Descomplica”, finalizou.

Fotos

Imagens de apoio

Discurso do prefeito e atendimento à imprensa