Associação Brasil Parkinson

Com sede no Ipiranga, a associação atende de portadores de DP em fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, entre outras atividades

Constituída por iniciativa de Dona Marylandes Grossmann, ela própria parkinsoniana aos 43 anos de idade. Consultou uma entidade americana sobre como criar uma associação similar no Brasil e firme em seu propósito, a ABP foi constituída em dezembro de 1985, pioneira na América Latina.

Atividades da Associação Brasil Parkinson

A ABP atende exclusivamente pessoas portadoras da Doença de Parkinson para atividades orientadas por profissionais das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, educação física, dança sênior, coral e grupo de apoio psicológico ao cuidador.
Na especialidade de fisioterapia, indispensável aos pacientes, os atendimentos são diários, individualmente ou em grupo. Também são oferecidas atividades de oficina de artes como pintura, artesanato e origami, que são especialmente voltadas para melhorar a coordenação motora do parkinsoniano.
A ABP promove palestras periódicas, reuniões, eventos comemorativos e sociais. Edita informativos, manuais de orientação e a Revista Beija-flor. Através de convênios com universidades, a fisiterapia e a fonoaudiologia oferecem estágios e cursos especializados em todos os níveis da formação acadêmica.

Estrutura da ABP

 

A ABP não tem fins lucrativos, possui o título de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal. É também reconhecida como sendo de fins filantrópicos pelo Conselho Nacional de Assistência Social.

 

Para saber sobre Sintomas Iniciais (Prodrômicos) clique aqui

Para demais informaçoes sobre a ABP clique aqui