Museu do Ipiranga reabre modernizado e com o dobro da área construída

No dia 06 de setembro, o prefeito Ricardo Nunes participou de cerimônia para autoridades e patrocinadores

Após nove anos fechado para visitação, o Museu do Ipiranga da USP reabre para o público no dia 08 de setembro, a partir das 11 horas, como um dos mais completos e modernos museus da América Latina. O custo da reforma é estimado em R$ 235 milhões. Além dos recursos incentivados, que são a maioria, há investimentos privados sem incentivo fiscal e, também, aportes públicos. O Museu está com sua área construída dobrada e a área expositiva, triplicada, além de acessibilidade aos pavimentos do edifício, e a recuperação do Jardim Francês e suas fontes. A expectativa é de que, após o término das obras, a instituição passe a receber entre 900 mil e 1 milhão de visitantes por ano.

No dia 06 de setembro, o Museu recebeu autoridades e patrocinadores, entre eles o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. “Há exato um ano, fiz uma visita às obras do Museu do Ipiranga e a previsão era da entrega neste 7 de setembro. Confesso que pensei que não iria acontecer, pois havia muito o que fazer, uma obra gigantesca. Mas está aqui, pronto e lindo”, comemorou o prefeito. “Em 2019, se iniciou o processo de restauração, com a captação de recursos, unindo empresas, governos Federal, Estadual, a Prefeitura e a USP. E o resultado dessa união está aí. Neste 7 de setembro, dia de comemorarmos o bicentenário da nossa independência, vamos devolver à São Paulo, ao Brasil e ao mundo um dos mais importantes equipamentos do país”, afirmou Ricardo Nunes.
“Quero destacar a grande participação da Prefeitura nesse trabalho. Fizemos toda a reforma do Jardim Francês e da Casa do Grito. Na Cripta, foram 14 milhões dos cofres municipais”, disse Ricardo Nunes.

No dia 07 de setembro, houve uma inauguração simbólica para convidados. Foram 200 estudantes de escolas públicas selecionados pelas secretarias estadual e municipal de educação e trabalhadores da obra de recuperação com suas famílias.

A partir do dia 08 de setembro, o Museu será aberto para o público em geral. Para visitar, será necessário o a agendamento, que foi disponibilizado pelo site ou pela plataforma Sympla. Os valores dos ingressos serão equivalentes àqueles praticados por museus públicos, com um dia de entrada franca na semana.
O Museu do Ipiranga funcionará de terça a domingo, e no mês de setembro, seguirá em esquema de soft opening. De 8 a 11 de setembro, será das 11h às 16h. A partir do dia 13 de setembro, será das 11h às 17h. Haverá bicicletário e estacionamento para público PCD.

Novidades

Juntamente às obras de reparo e ampliação do Museu do Ipiranga, foram realizados restauros e inspeções em mais de 3 mil objetos do acervo. Dentre eles, encontram-se 122 pinturas e duas maquetes de grande porte.
No Novo Museu, o público vai se deparar com 12 exposições – 11 de longa duração e uma mostra temporária. As de longa duração são divididas em dois eixos temáticos: “Para entender a sociedade” e “Para entender o Museu”. A exposição de curta duração, Memórias da Independência, estará aberta por quatro meses a partir de novembro.
O novo espaço expositivo abrange todas as áreas do Edifício-Monumento, incluindo espaços antes sem acesso ao público, e outros que não existiam. Desta forma, a área de exposições triplicou, passando de 12 para 49 salas expositivas, o que significa um número recorde de acervos do Museu expostos. O circuito conta com 70 peças multimídia, salas imersivas, espaços interativos e acessibilidade, com cerca de 390 recursos multissensoriais disponíveis para todos os públicos, como telas táteis, maquetes e réplicas ampliadas de diversos itens do acervo.

Museu do Ipiranga – USP

Museu do Ipiranga é sede do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, e seguiu em atividade com eventos, cursos, palestras e oficinas em diversos espaços da cidade durante o período de fechamento do edifício histórico. A gestão do Projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu Paulista e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP).
O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.