Dados mostram que trabalho da Defesa Civil é fundamental na prevenção de desastres

Plano preventivo Chuvas de Verão mostra que a prevenção funciona

A Defesa Civil tem como objetivo reduzir o risco de desastres, e também empreender ações de prevenção. Mesmo quando acidentes acontecem, a Defesa Civil atua fortemente para que eles não se repitam.

Os dados do PPCV (Plano Preventivo Chuvas de Verão) relativo ao período de novembro de 2021 a março de 2022 refletem o olhar atento da Defesa. Rachaduras em edificações e risco de desabamento foram as ocorrências mais atendidas, com 52 e 50 respectivamente.

Em ordem decrescente de atendimento estão: Erosão com 19 ocorrências; Vistoria pós incêndio, 11; Vistoria em área de risco, 10; Desabamento, 9; Deslizamento, 4; Risco de deslizamento, 3; Alagamento/inundação, 3; Destelhamento, 1 e Apoio a outros órgãos com 1.

Bom lembrar que o próprio cidadão pode verificar alguns pontos críticos das construções, como rachaduras aparentes em pontos de sustentação; também é possível examinar a infiltração de água nos locais de morro, o solo encharcado fica mais pesado e assim pode causar deslizamentos. Se caso encontrar um desses pontos críticos, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.

No ranking das subprefeituras, a Defesa Civil Ipiranga ficou em 9º lugar em atendimentos, uma redução enorme no número de ocorrências, o que mostra que o trabalho preventivo funciona!

O que fazer antes, durante e depois das chuvas?

• Jamais jogue lixo nas ruas, morros, rios e córregos;
• Não faça cortes em barrancos ou movimentações de terra na época de chuvas;
• Bananeiras seguram água no terreno, troque-as por grama ou capim;
• Durante a enchente, evite ao máximo o contato com a água, pois pode estar contaminada e causar graves doenças, como a leptospirose;
• Nunca atravesse áreas alagadas, evite ser levado pela água;
• Depois da enchente, não mexa em aparelhos eletrônicos molhados;
• Ferva a água que for usar para beber ou cozinhar;
• Limpe tudo que foi atingido pela enchente com uma mistura de cloro e água. Use sempre botas e luvas.