Lugar de entulho é no Ecoponto

O serviço é gratuito

Os Ecopontos são postos de entrega voluntária, que recebem móveis velhos, restos de madeira, colchões, pneus, ferros, eletrodomésticos e objetos sem utilidade, sobras de entulho e restos de poda de árvores. Os Ecopontos só não recebem lixo orgânico, materiais tóxicos e resíduos industriais. O descarte de pneus e garrafas pet também é proibido. Isso acontece geralmente à noite ou durante a madrugada. Para sanar este problema, já está em andamento um processo para contratação de vigias para os Ecopontos.

A remoção dos materiais descartados nos Ecopontos é feita diariamente, mas o volume de entrega aumentou muito, principalmente após a entrada em vigor, da lei que multa em R$ 12 mil os responsáveis pelo descarte ilegal de materiais. Atualmente, os distritos do Cursino, Ipiranga e Sacomã dispõem de dois Ecopontos: Tereza Cristina e Santa Cruz. Cada pessoa pode entregar no local o equivalente ao volume de uma caixa-d’água de mil litros. O serviço é totalmente gratuito e os materiais devem estar ensacados.

Além dos Ecopontos, a população desses bairros conta com as operações Cata-bagulho, realizadas, em média, a cada 15 dias. Durante as ações, divulgadas previamente na região beneficiada, as equipes da Subprefeitura recolhem os materiais deixados pelos moradores, nas calçadas das próprias casas.

 

Ecopontos Ipiranga
Rua Tereza Cristina, nº 10
Rua Santa Cruz, nº 1452
Rua Italva, nº 86
Rua Comandante Taylor, nº 657