Subprefeitura recolhe mais de 109 toneladas de materiais inservíveis em quatro operações cata-bagulho

No último sábado a quarta operação cata-bagulho deste ano aconteceu no Jardim da Saúde e Vila Mercês

A Subprefeitura Ipiranga realizou no último sábado (06), a quarta operação cata-bagulho deste ano. Foram recolhidas 26,02 toneladas de objetos deixados pela população nas calçadas de suas casas, no Jardim da Saúde e Vila das Mercês. São 109,16 toneladas recolhidas somente em 2010, atendendo mais de 44, 7 mil moradias.

 

O objetivo da operação é recolher os materiais dispensados pelos munícipes, combater o descarte irregular, principalmente nos locais conhecidos como "pontos viciados" (onde o descarte ilegal é frequente) e evitar o acúmulo de água em objetos que podem servir de criadouros para o mosquito da dengue. O serviço de cata-bagulho auxilia as pessoas a realizarem o descarte regular de materiais sem uso como, restos de madeira, pneus, móveis e eletrodomésticos quebrados.

 

Com a ação realizada no último sábado, 337 vias da região já foram atendidas pelos funcionários da subprefeitura, que passam durante a semana nas ruas em que o serviço será executado e informam aos moradores os horários e os itinerários a serem percorridos pelas equipes de limpeza.

Caso a pessoa queira se desfazer de algum móvel, mas sua rua não tenha sido contemplada na última ação, ela pode ligar para o telefone 156 e solicitar que a subprefeitura inclua a via na programação do serviço, ou então se dirigir a qualquer um dos ecopontos.

 

O descarte de grandes objetos também pode ser feito nos ecopontos da região. Eles são locais de entrega voluntária e gratuita e uma solução para acabar com o despejo desses materiais em ruas, praças, rios e terrenos baldios. Cada munícipe pode entregar, por dia, um metro cúbico (o equivalente a uma caixa d'água) de entulho e materiais como móveis, restos de madeira, eletrodomésticos, pneus, sobras de podas de árvores. Os ecopontos só não recebem, em hipótese alguma, lixo domiciliar e resíduos de serviço de saúde e industrial.

 

Para grandes quantidades de entulho devem ser contratadas empresas especializadas em serviços de coleta e transporte de entulho. Certifique-se de que ela mantém cadastro na prefeitura (www.prefeitura.sp.gov.br). Para denunciar caçambas irregulares é só ligar nos telefones do Alô Limpeza 3397-1723 e 3229-3666 ou na Central de Atendimento da Prefeitura 156.

 

Confira abaixo o cronograma da equipe de cata-bagulho da Subprefeitura Ipiranga até o final do mês de abril, além dos endereços dos ecopontos. As datas das operações cata-bagulho podem sofrer alterações.

 

Cronograma 

20/03: Sacomã, Vila Conde do Pinhal e Bandeirantes;
10/04: Vila Brasilina/ Vila Moraes;
24/04: Água Funda

 

Ecopontos 

Ecoponto Santa Cruz
Rua Santa Cruz, sob viaduto Santa Cruz
Telefone: 5061-8870

Ecoponto Tereza Cristina
Rua Tereza Cristina, 8.000 (esquina com avenida do Estado)
Telefone: 2215-9960

Horário: segunda a sexta, das 8 às 17 horas