Asfalto novo: ruas e avenidas em dia

Mais 5,5 km recapeados no Ipiranga dentro do maior programa de recapeamento da cidade


Mas de dez vias já foram recapeadas na Subprefeitura Ipiranga. Foram 5,5 km de asfalto, entre ruas e avenidas, renovados que foram danificados, por conta do excesso de chuvas e do tráfego intenso. Essas vias estavam incluídas na nova fase do maior programa de recapeamento de São Paulo, que nos últimos cinco anos renovou o asfalto de 906 km de vias. Ao todo, no Ipiranga, fazem parte do programa trechos de 21 ruas e avenidas. Confira as que estão prontas: avenidas Miguel Estéfano, Patente e Nossa Senhora da Encarnação; ruas Monte Kemel, Doutor Leite Pereira, Emílio Lang Junior, Doutor Plínio do Amaral, Doutor Oscar de Souza, Doutor Nicolau Asprino Junior e Epiacaba.

O trabalho de renovação das vias agradou João Birskis, morador da rua Emílio Lang Junior. "Recapeamento desta forma, nunca tinha sido feito aqui", diz.
No dia 3 de março o prefeito publicou no Diário Oficial uma nova etapa de serviços de recapeamento em 2010, a Subprefeitura Ipiranga foi contemplada com o recapeamento de 29.664,04 m² na Avenida Almirante Delamare, no trecho do Hospital Heliópolis até a divisa com São Caetano.
Também ganhou asfalto trecho de paralelepípedos. O morador da Rua Monte Kemel afirma: “Melhorou e ficou bem legal. Deu outra presença!”, diz Guido Lisboa da Silva.

A Prefeitura de São Paulo, de 2005 a 2009, investiu mais de R$ 450 milhões no maior programa de recapeamento da história da Cidade. Ao todo foi renovado o asfalto de cerca de 10 milhões de metros quadrados, numa extensão aproximada de 986,5 quilômetros - totalizando mais de 1040 vias. Em 16 anos, entre 1989 e 2004, a Prefeitura havia executado recapeamento de 316 quilômetros de vias. Com asfalto novo, otimiza-se o serviço de tapa-buracos e com esta renovação de asfalto deixaram de surgir cerca de 65 mil buracos por ano, o que possibilitou o atendimento deste serviço em áreas mais periféricas. Mesmo assim, já foram tapados mais de três milhões de buracos na cidade desde 2005.