Iluminação pública de Heliópolis ganha lâmpadas de LED

Bairro localizado na zona sul da capital será o primeiro a receber tecnologia. Remodelação terá início nesta semana e deve seguir até janeiro de 2016

O bairro de Heliópolis, localizado na região do Ipiranga, zona sul da capital, está ganhando uma cara nova. Isto porque na manhã desta segunda-feira (21), teve início o processo de remodelação de sua iluminação pública. As antigas lâmpadas de vapor de sódio (amarela) e mercúrio (branca) estão sendo substituídas por versões de LED, que têm mais luminosidade, durabilidade e são mais econômicas que as lâmpadas comuns.


O bairro será o primeiro a ser totalmente iluminado por lâmpadas de LED. A substituição das atuais lâmpadas deve beneficiar uma população de aproximadamente 195 mil habitantes, distribuídos em uma área de 1 milhão de metros quadrados. A escolha de Heliópolis é resultado de um estudo iniciado em janeiro, que se insere no programa São Paulo Mais Iluminada.


Ao todo serão 23.850 metros de vias iluminadas (extensão dos logradouros de Heliópolis), com o total de 1.300 pontos. A intervenção teve início nesta manhã, nas ruas Coronel Silva Castro e Cônego Xavier.


De acordo com o Departamento de Iluminação Pública (Ilume), os investimentos estimados para a realização da obra são de R$ 2,4 milhões e a expectativa é que a reforma seja concluída em janeiro de 2016.


Com recursos do próprio Ilume e em meio ao programa São Paulo Mais Iluminada, já receberam iluminação de LED locais como a Avenida 23 de Maio, o Elevado Costa e Silva (Minhocão), a Marginal Pinheiros, o entorno do Estádio do Itaquerão, o Viaduto do Chá, o entorno da Biblioteca Mário de Andrade, entre outros.


A remodelação da iluminação de Heliópolis antecede ao lançamento da PPP (Parceria Público-Privada) da Iluminação Pública, iniciativa que prevê a modernização, expansão e manutenção de toda a rede de iluminação pública da cidade, composta por cerca de 580 mil pontos, por lâmpadas de LED.