Subprefeitura Ipiranga promove doação e destruição de 7.414 objetos apreendidos

Os milhares de produtos apreendidos em operações de fiscalização foram destruidos no estacionamento da Subprefeitura na tarde desta segunda-feira

Nesta segunda-feira, dia 14, a Subprefeitura Ipiranga realizou a doação e também a destruição de milhares de produtos apreendidos em operações de fiscalização da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano.

No total, 7.414 objetos foram retirados das ruas nos últimos três meses.

Uma máquina de rolo compressor, de uma tonelada, serviu para destruir a pilha de produtos ilegais. Por causa do grande volume, a ação foi realizada no estacionamento do prédio da subprefeitura.

Entre os 6.745 materiais descartados estavam cigarro, cd, DVD, fone de ouvido, controle de equipamentos eletrônicos, porta-celular, caixas de isopor, carrinhos de pipoca e milho, além de alimentos mal acondicionados ou com o prazo de validade vencido e brinquedos sem garantia de segurança e qualidade.

Foram doadas mesas, cadeiras e banquetas de plástico, garrafas de suco e água, refrigerantes, garrafa térmica, guarda-chuva, capa-de-chuva, toucas e luvas de lã.

Os institutos “Theodoro Ratisbonne”, que faz ressocialização de dependentes químicos,  “Albergue Estação Bem-Estar”, que atende moradores de rua, e a “Creche Catarina Labouré”, que trabalha com crianças foram beneficiadas. Ao total, receberam os 669 donativos.

A lei municipal 13.468, promulgada em dezembro de 2002, autoriza o poder executivo a doar a entidades de assistência social, sem fins lucrativos, regularmente inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS), produtos apreendidos em comercialização irregular que não foram recuperados no prazo legal.

O subprefeito do Ipiranga informa que vai intensificar o trabalho de fiscalização para coibir o comércio irregular. “Como a Lei faculta a doação de material apreendido, vamos sempre devolver à sociedade por meio de entidades que trabalham em parceria com o Poder Público”, esclarece.