Penúltimo Fórum do Idoso de 2014 é realizado na Subprefeitura Ipiranga

Evento debateu a falta de políticas públicas para idosos que precisam de cuidados 24h por dia

A penúltima edição do Fórum do Idoso de 2014 foi realizada na última sexta-feira, dia 24 de outubro, no auditório da subprefeitura Ipiranga. O evento contou com a participação da representante da supervisão de saúde, do representante do Grande Conselho Municipal da Cidade de São Paulo e o representante do Subprefeito. Além disso, algumas pessoas da equipe do Hospital Ipiranga vieram para ensinar aos idosos a ter autocuidado e discutir com eles melhorias nas políticas públicas da região.

E mais, no início do fórum foi retratado aos presentes sobre o aumento da expectativa de vida, ocasionado por intervenções da saúde pública, tais como: constantes campanhas de vacinação, prevenção, controle e cura de diversas doenças. Entretanto, os idosos também foram alertados que apesar de viverem mais atualmente, doenças respiratórias, cardíacas e musculares também tem se desenvolvido com frequência no século 21.

Segundo a nutricionista, Elaine Nascimento, envelhecer é irreversível, entretanto essa fase da vida deve vir com qualidade. Para ela, o que leva os idosos a adquirirem doenças são os fatores intrínsecos, ou seja, genética, e também fatores extrínsecos, como estilo de vida e alimentação. Esses fatores externos podem ser controlados e a nutricionista, presente no evento, fez questão de dar dicas para ter uma qualidade de vida melhor.

Outro quadro grave também foi bastante discutido, a fim de encontrar alternativas que solucionem o problema. Sendo ele, a dependência de idosos que precisam de cuidados 24h por dia, e que após receberem alta do hospital ficam sem ter para onde ir. O hospital Ipiranga vem enfrentando casos assim e precisa que os leitos sejam liberados para atender outro cidadão.

Uma das alternativas citadas foi o programa de Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), responsável pelo cuidado do paciente domiciliado. Embora a reunião tenha durado mais de duas horas, este assunto ficou para ser debatido detalhadamente no próximo fórum, que acontece na última sexta-feira do mês de novembro. Portanto, é importante que todos compareçam e participem dando sugestões para melhorias.