Campanha de Vacinação contra a Raiva para Cães e Gatos começa no dia 11 de outubro

Lembrando que a imunização é obrigatória, gratuita e será disponibilizada um milhão de doses da vacina para esses animais

No dia 11 de outubro, começa a Campanha de Vacinação contra a Raiva para Cães e Gatos do município de São Paulo. A ação disponibilizará ao todo um milhão de doses da vacina e ocorrerá até o dia 24 de outubro. Portanto, quem desejar vacinar seus bichinhos de estimação terá a disposição 2.158 postos volantes, sendo 23 deles em endereços fixos.

Assim, é importante salientar que a vacinação de cães e gatos é obrigatória e gratuita, conforme a lei municipal de nº 13.131/01. Os proprietários devem se atentar para que o transporte dos animais domésticos ocorra de maneira adequada: com cães na coleira e guia e gatos em caixas de transporte apropriadas (ou similar), para evitar fugas e acidentes indesejados.

Lembrando que, a raiva é uma doença altamente transmissível e ocorre pelo contato direto, ou seja, por meio da mordia, arranhões ou lambedura de cães, gatos e morcegos infectados. Por isso, é de extrema importância que os animais com mais de três meses de idade recebam a vacina, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio.

Dessa forma, a adesão da população à campanha é importante para que a Raiva permaneça sob controle na cidade. Entretanto, a vacina não deve ser aplicada em animais doentes (com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades). Frisamos ainda que as seringas e agulhas utilizadas na vacinação são descartáveis.

 

Recomendações para o dia da vacinação:

- Todos os cães devem estar munidos com coleira e guia. A focinheira é obrigatória em animais bravos;
- Gatos são mais assustados, portanto, devem ser levados em caixas de transporte ou similar, evitando fugas ou acidentes indesejados;
- Somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação.

 

Serviço:
“Campanha de Vacinação contra a Raiva para Cães e Gatos do município de São Paulo”
Data: de 11 a 24 de outubro de 2014
Horário de funcionamento dos postos: das 9h às 17h