Afinal, morar sozinho, é uma conquista ou um problema para o pessoal da 3ª idade?

Fórum do Idoso debate os cuidados principais que devem ser levados em conta na hora de tomar essa decisão.

A subprefeitura do Ipiranga promoveu na última sexta-feira (29), às 14h, mais uma edição do Fórum do Idoso na região. Dessa vez, o tema debatido foi: “Morar sozinho, é uma conquista ou um problema?” Este evento contou com a presença da representante da supervisão de saúde; do representante do Grande Conselho Municipal da Cidade de São Paulo e do representante do Subprefeito.

Segundo a representante da supervisão de saúde, existe uma grande diferença entre morar sozinho e viver sozinho. Por isso, apesar dessa decisão ser uma escolha do idoso, os médicos e os familiares tem participação fundamental na hora de determinar a sentença. Problemas com a saúde ou a fragilidade do corpo são um dos agravantes que podem interferir.

Além disso, o fórum serviu também para passar aos presentes algumas dicas de segurança em casa e o incentivo para estimular ainda mais a memória do idoso. Exemplos como boa iluminação, piso antiderrapante, barras de apoio, autocuidado com a higiene, desde a escolha dos calçados até a cautela com a prótese dentária e o uso da tecnologia também foram mencionados.

Já para o representante do Grande Conselho Municipal da Cidade de São Paulo, é de fundamental importância que os idosos que estavam presentes e aqueles que não puderam comparecer participassem mais ativamente dos movimentos políticos que visam melhorar a condição de vida dos mesmos, citando como exemplo o Grande Conselho Municipal do Idoso que tem como objetivo promover o bem estar e a qualidade de vida do pessoal da 3ªidade.

Lembrando que os encontros, para quem deseja participar do Fórum do Idoso, acontecem mensalmente na subprefeitura do Ipiranga. O próximo deve ser realizado no dia 26 deste mês, das 14h às 16h. Quem deseja participar basta comparecer no auditório da subprefeitura, que fica localizado na Rua Lino Coutinho, n°444.