Parque da Independência

Conheça um pouco mais sobre o Parque da Independência

Infraestrutura

O parque conta com praça para eventos, estacionamento, pista de cooper, aparelhos de ginástica, área de estar, sanitários, além de chafariz com fonte e cascata. Em sua área também estão localizados a Casa do Grito (SMC), o Monumento da Independência, a Cripta Imperial, o Museu Paulista e, nos limites do parque, o Museu de Zoologia (USP).

Particularidades


Tombado pelo CONDEPHAAT, CONPRESP E IPHAN, o parque é um marco histórico nacional. Pois, foi na Colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga, que D. Pedro I declarou a Independência do Brasil em 1822.
Vale lembrar ainda que o parque é rico em fauna e flora. Atualmente, o Parque Independência está sendo ampliado complementando assim as atividades já existentes e reforçando sua vocação histórica. A nova área do parque é de 21.188 m².


Área do Museu do Ipiranga e do Parque da Independência (foto: Gil Felix)

Destaque

Como destaque principal, o Parque da Independência oferece a Trilha Monitorada, que consiste em uma atividade de educação ambiental. Destinada a escolas e grupos de visitantes, a trilha tem como objetivo promover a interação entre o homem e a natureza. Para tal, os participantes são convidados a caminharem pelo parque e, enquanto caminham, recebem informações sobre o histórico do parque, importância de sua área verde para a cidade de São Paulo, qualidade de vida, ciclagem de nutrientes, recursos naturais, compostagem, reciclagem, fauna e flora.
Para demais informações e agendamentos de trilhas, entre em contato com a administração pelo telefone (11) 2273-7250 ou pelo e-mail parqueindependencia@prefeitura.sp.gov.br