Ipiranga ganha Telecentro Profissionalizante

São Paulo passa a contar com 430 equipamentos que promovem a inclusão digital

Na manhã desta quinta-feira (26), o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o secretário municipal de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, entregaram o Telecentro Instituto Profissionalizante Paulista (IPP), na Vila Fermiano, região do Ipiranga, Zona Sul da Capital. Com a nova unidade que oferece acesso gratuito à Internet, a Capital passou a contar com 430 salas do programa de inclusão digital da prefeitura.

 

“Em todos os Telecentros, existe por parte da Prefeitura um esforço para estabelecer parcerias com associações, entidades e organizações que tenham espírito público e pensem no que é melhor para a cidade. Por isso, agradecemos o IPP por todos os trabalhos realizados com nossos jovens”, destacou Kassab.

 

Com 15 computadores para usuários, o Telecentro IPP tem capacidade para realizar cerca de 50 mil atendimentos por mês. Situada à Rua Breno Ferraz do Amaral, 328, no Ipiranga, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h40 às 18h10, e aos sábados, das 9h às 16h. No Telecentro IPP são oferecidos cursos de digitação, introdução à informática e edição de texto. Além disso, os cadastrados no Programa Telecentro podem fazer impressões, com limite de duas folhas diárias por usuários, sendo permitidos apenas arquivos preto e branco que não tenham imagens.

 

O Programa telecentro visa democratizar a inclusão da população em oportunidades de acesso à informática e Internet, por meio de projetos para a qualificação acadêmica e profissional, promovendo a inclusão digital das parcelas mais vulneráveis da população. Para se inscrever nos cursos, o usuário precisa se cadastrar no Programa Telecentro comparecendo em qualquer unidade da rede com RG e comprovante de residência. Além disso, é necessário que os usuários tenham mais que 7 anos de idade.

 

“O telecentro é uma oportunidade para proporcionarmos a inclusão digital a toda cidade de São Paulo, principalmente para os que não tinham a oportunidade de ter contato com um computador em suas casas. As centenas de salas em funcionamento na cidade têm facilitado, principalmente, a inclusão no mercado de trabalho”, afirmou o secretário municipal de Participação e Parceria, Uebe Rezeck.

 

IPP

 

O Instituto Paulista Profissionalizante – IPP - é uma instituição formal que surgiu por iniciativa do Rotary Club São Paulo Avenida Paulista, com o objetivo de selecionar, preparar e qualificar jovens de 14 a 22 anos para ingressarem e permanecerem no mercado de trabalho. Por seguir as diretrizes da Lei do Aprendiz, o IPP é uma entidade sem fins lucrativos, devidamente registrada no CMDCA/SP – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e no Cadastro Nacional de Aprendizagem do Ministério do Trabalho e do Emprego. Sua missão é ser uma unidade de ensino profissionalizante e de primeiro emprego, funcionando como meio de inserção social construtiva.