Sacomã ganha unidade do CAPS AD

Em toda a cidade já são 61 CAPS. Prefeitura tem planos de chegar a 110 até o fim da atual gestão

O Sacomã ganhou a primeira unidade do Centro de Atenção Psicossocial II – Álcool e Drogas CAPS AD, nesta terça-feira (28/09).

O serviço é destinado a pessoas com dependência de álcool, tabaco e outras drogas. O Caps II - AD Sacomã funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, com o objetivo de dar assistência integral ao dependente químico por meio de atendimento individual, medicamentoso, psicoterápico e em terapias grupais. A equipe multidisciplinar da unidade (psiquiatras, psicólogos, clínicos gerais, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, entre outros), permite que a nova unidade ofereça também visitas domiciliares, orientação à família, atendimento de desintoxicação e oficinas terapêuticas. O Caps II - AD Sacomã tem capacidade para realizar 1.100 atendimentos médicos mensais e receber 800 pessoas nos grupos terapêuticos.

O que são os CAPS
Unidades destinadas ao acompanhamento de pessoas portadoras de transtornos mentais severos e persistentes, os CAPS seguem a política nacional de desospitalização e oferecem, além de tratamento clínico e psiquiátrico, atenção multidisciplinar e atividades comunitárias que visam reintegrar o paciente ao convívio familiar e social. Nos CAPS, uma equipe multiprofissional desenvolve atividades interdisciplinares, com abordagem individual ou em grupo. Dentro desse modelo, os CAPS AD trabalham, exclusivamente, com dependentes químicos. A cidade tem hoje outros 60 CAPS, que se dividem entre CAPS e CAPS AD. 

O que difere o CAPS do CAPS AD?
Os Centros de Apoio Psicossociais (Caps) são unidades da rede municipal de saúde destinadas ao tratamento de transtornos mentais severos e persistentes. Todas as unidades seguem a política nacional da desospitalização e oferecem tratamento clínico e psiquiátrico, além de atividades comunitárias para que haja a reintegração social do paciente na família e na sociedade. O que difere o Caps do Caps AD é que o segundo é voltado exclusivamente para o tratamento de dependentes de álcool, tabaco e outras drogas. Atualmente, o município conta com 61 Caps. Desse total, 21 são Caps AD.


A população da região conta ainda com o Serviço de Atenção Integral ao Dependente (SAID), um equipamento de tratamento gratuito e intensivo para homens, mulheres, adolescentes e crianças maiores de seis anos dependentes químicos. Este serviço é voltado para a recuperação física e a reintegração social.

O SAID recebe os pacientes que são encaminhados pela Ação Integrada Centro Legal que há um ano atua de maneira estratégica na região central oferecendo assistência ao dependente químico.

A região do Ipiranga conta com três unidades CAPS:

 
CAPS Infantil Vila das Mercês
Rua Sava, 44 - Moinho Velho
Telefone: 2940-2200 / 2351-4240
Horário de funcionamento: das 7h às 18h
 
CAPS Álcool e Drogas Sacomã
Rua do Grito, 635
Telefone: 2296-0105
Horário de funcionamento: das 7h às 19h
 
CAPS Álcool e Drogas Ipiranga
Rua Colombo Florence, 241 - Vila Arapuá
Telefone: 2351-2309
Horário de funcionamento: das 7h às 19h