Ex-moradores de rua poderão gerar renda por meio do artesanato e manualidades

Ação faz parte do programa municipal de artesanato da Prefeitura de São Paulo

Os integrantes da associação ReciclaLázaro, no bairro do Brás, receberam visita da equipe técnica do Mãos e Mentes Paulistanas, programa criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Os munícipes fizeram o teste de habilidades para integrar o programa e compor as feiras e eventos da Prefeitura de São Paulo.

“De acordo com a pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em 2018, para a elaboração do programa de manualidades, 36% dos artesãos utilizam o artesanato como principal fonte de renda. O programa Mãos e Mentes Paulistanas foi criado pensando na qualificação deste empreendedor e na promoção do artesanato como cultura paulistana”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O programa Mãos e Mentes Paulistanas promove o cadastramento municipal do empreendedor artesanal e manual, oferece cursos e oficinas de qualificação e possibilita o acesso ao mercado por meio de feiras especializadas na área.

A Casa São Lázaro visa a ampliação da cidadania por meio da acolhida, orientações e o desenvolvimento de atividades socioeducativas. A entidade conta com um núcleo produtivo, que promove oficinas de capacitação e geração de renda, aperfeiçoando as habilidades técnicas.

“Aqui os participantes aprendem a fazer os exercícíos iniciais como coordenação motora para desenvolver artesanato com o material reciclável que é oferecido pela entidade. Com o programa, acredito que eles terão mais autonomia de vendas, de contato com o cliente e negociação”, afirma o orientador de costura, Alípio Gomes.

Os participantes foram cadastrados no banco de dados da Prefeitura e receberam orientações sobre a abertura dos editais nos quais podem se inscrever para participar dos programas de qualificação, onde serão capacitados em diversas vertentes.

“É muito importante trabalharmos com material reciclável, promovendo um artesanato sustentável. O programa Mãos e Mentes possibilitará a ampliação e a visibilidade dos negócios, por meio da exposição nas mais diversas feiras e eventos da cidade”, afirma a costureira, Luciana Gomes, 46 anos.